Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O cineasta portuense João Luiz Neiva lançou nessa quarta-feira (19) o documentário 'Cem por Cento', que conta a história da criação do Ginásio Estadual em Porto Nacional, o hoje CEM Professor Florêncio Aires. O vídeo está disponível gratuitamente no canal da produtora audiovisual Idearte no Youtube (link abaixo).

A instituição de ensino recebia crianças adolescentes. Foi a primeira fundada pelo Governo do Estado de Goiás no antigo norte goiano.

A criação se deu em 1945. De acordo com João Luiz Neiva, o Ginásio Estadual de Porto Nacional nasceu da necessidade de se implantar um ensino gratuito de qualidade para atender toda a região. “Um processo de criação, que teve como figura central o bispo da cidade, Dom Alano Maria de Noday, que usou de toda a sua influência para a criação do Ginásio Estadual: disponibilizando o prédio do antigo Externato São Thomaz de Aquino, moradia de sua eminencia para o funcionamento do estabelecimento de ensino, em 1946”, explica João sobre o papel do bispo Dom Alano.

Confira o documentário: https://www.youtube.com/watch?v=YTmrZUdrhPo&t=161s