Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Plantio de soja

Plantio de soja Foto: Arquivo Seagro

Foto: Arquivo Seagro Plantio de soja Plantio de soja

A produção de grãos no Tocantins bate recorde toda safra. Nos últimos seis anos, quase que dobrou, passando de 2,6 milhões (2012/2013) para 4,7 milhões para a safra 2018/2019. A safra de grãos 2018/2019 será novamente de número recorde, com previsão de mais de 4,7 milhões de toneladas, com destaque para a soja, que representará 72% da produção, com 3,1 milhões. As projeções são do 3º Levantamento de Estimativa da Safra 2018/2019 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira, 19.

A estimativa da produção para esta safra é de 4.789,90 mil toneladas, um acréscimo de 4,5%, se comparada à safra 2017/2018. Para a área a ser cultivada, indica crescimento de 1,2%, de 1.420,31 mil hectares (ha), contra 1.402,31 mil cultivadas na safra anterior.

Neste levantamento foram contempladas as culturas de algodão, amendoim, arroz, feijão e milho primeira safra e soja, as quais estão em fase de plantio. Das culturas avaliadas, a soja apresenta estimativa de crescimento de área de 3,4%, se comparadas à safra anterior ultrapassando a casa de um milhão de hectares. A área de soja passará de 988,05 mil/ha, semeada na safra anterior, para uma estimativa de 1.021,98 mil/ha nesta safra, constituindo-se na maior área cultivada, 72% do total.

De acordo com o levantamento da Conab, para estimativa de produtividade das lavouras, ainda sem condições de avaliações visuais, a metodologia nacional de levantamento de safras da Conab se baseia em análise estatística, fundamentada nos resultados médios das últimas safras para todas as culturas e foram realizadas entre 19 e 24 de novembro. E, para a área a ser cultivada com as culturas de 2ª e 3ª safras, mantêm-se a área cultivada do ano anterior até que seja possível realizar tal previsão.

Tecnologia

Segundo o engenheiro Agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Antônio Cássio Oliveira Filho, o levantamento da Conab mostra a consolidação da cultura da soja no Estado, que é o primeiro na produção de grãos da Região Norte, que vem se consolidando com a manutenção da produtividade e com expectativa de aumentar. “A pesar de ser um pouco cedo para ter dados positivos, mas pelo início das lavouras, pelas boas condições de plantio, a fase inicial das culturas pode ser considerada excelente. Agora é esperar que as condições climáticas continue sendo favorável para manter a estimativa e até mesmo ficar acima do esperado, aumentando assim os números da produção”.

Brasil

A produção brasileira de grãos para o período 2018/2019 deverá ser de 238,4 milhões de toneladas, conforme estimativa divulgada pela Conab.  O volume representa um aumento de 4,64%, a mais do que a safra passada, que foi de 227,8 milhões.