Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Nelma Mota/ Naturatins

Equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou nessa quinta-feira, 20, agenda de trabalho de campo 2018, com a renovação de carteirinhas dos Voluntários do Meio Ambiente na Colônia de Pescadores Profissionais localizada no Distrito de Peixelândia, a 10 km do município de Couto Magalhães.

Na ocasião foi realizada uma oficina de capacitação para 34 profissionais da pesca com apontamento das atualizações da legislação ambiental. Também foi proposta a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental que vai abranger as atividades da Colônia.

Para o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, o trabalho de educação ambiental nos municípios precisa ser continuado. "A elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental é uma estratégia de gestão que visa incentivar a organização, a previsão e o agendamento das ações educativas que comunicam com a realidade e as demandas de sensibilização ambiental das comunidades locais. Em 2019 o Naturatins manterá o apoio aos municípios".

Além da importância da renovação das carteirinhas a educadora Ambiental do Naturatins, Nelma Mota, destacou as deliberações acordadas no encontro. "Os resultados da Educação Ambiental são alcançados com o planejamento, o trabalho contínuo e a troca de experiências. A orientação técnica e disposição das comunidades em se voluntariar em prol do meio ambiente são aspectos essenciais a evolução de todo o processo", pontuou, antecipando.

"Por isso, quando retomarmos as atividades, vamos reunir representantes da Regional do Naturatins de Arapoema, da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e profissionais da Colônia de Pescadores de Couto Magalhães, para fazermos o intercâmbio de experiências e auxiliarmos na elaboração do Plano das ações ambientais educativas que precisam ser executadas em parceria, no próximo exercício", adiantou a educadora.

O supervisor do Naturatins de Arapoema, Kesley Carvalho, enfatizou a experiência e o trabalho realizado no município. "Em parceria com a equipe de Educação Ambiental e apoio da gestão do Instituto, os técnicos da Regional de Araguacema desempenharam um trabalho de sensibilização nas comunidades do município", mencionou Carvalho, detalhando.

"A população recebeu orientações em palestras, capacitações em oficinas, informações com a entrega de panfletos, revista e materiais educativos ambientais, que incentivam o conhecimento e a adoção das boas práticas. A nossa expectativa é ampliar o envolvimento e participação de todos com o intercâmbio de experiências e a continuidade do trabalho de campo", concluiu o supervisor da regional do Naturatins. 

A melhora do desempenho das ações ambientais municipais contribui com a preservação ambiental, melhoria da qualidade de vida humana, a oportunidade de geração de renda com a criação de produtos e incentivo ao turismo, além da participação nos recursos do ICMS Ecológicos repassada aos municípios.