Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o Tocantins ficou em terceiro lugar no ranking de avaliação da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), as ações de combate ao tráfico de drogas da Polícia Civil do Tocantins em 2018, colocaram o Estado entre os três mais efetivos do País no combate a este tipo de crime. Foram apreendidos 464,1 kg de maconha, 36,1 kg de crack, 8,4 kg de cocaína e 3.249 unidades de drogas sintéticas, avaliadas, ao todo, em aproximadamente R$ 1,5 milhão, além de efetivarem a prisão de 281 traficantes.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Heber Luís Fidelis Fernandes, 2019 será marcado pela busca de novos investimentos na área de Segurança Pública e pelo aprimoramento do já eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil no Estado.

“Estamos incessantemente debruçados em um planejamento estratégico da pasta para o ano que se inicia, adaptado a um novo cenário nacional de busca de alternativas que otimizem os serviços prestados pela Instituição ao nosso cidadão. A implementação de convênios em andamento e a efetivação de novos acordos com o governo federal em benefício da Segurança Pública no Tocantins para o reaparelhamento de nossas Polícias Civil e Científica, fortalecendo o combate à criminalidade, também serão priorizadas”, concluiu.

Operações 

Até o mês de novembro deste ano, a SSP já contabilizava a realização 10 megas operações policiais (Tiradentes; Varredura – 3º Fase; Ostentação; BNMP; Red Fox; Assepsis; Jogo Limpo; Operação Cronos; Avalanche; e Travessia) que combateram o tráfico de drogas, crimes de homicídio e feminicídio, esquema criminoso de desvio de verbas públicas, práticas de roubos, entre outros.

Inaugurações 

Entre os meses de abril e novembro de 2018, o Governo do Tocantins inaugurou 17 unidades de Polícia Civil no Tocantins.

“As unidades policiais contam agora com novos prédios, modernos e confortáveis, que possibilitam um melhor atendimento à população daquelas localidades que buscam, diariamente, os seus serviços, assim como proporcionam mais qualidade para que policiais civis e demais servidores possam desempenhar suas atribuições com eficiência e celeridade”, disse o governador Mauro Carlesse.

As delegacias seguem, agora, o padrão de identidade visual da Polícia Civil do Estado do Tocantins, prevista em instrução normativa do órgão de segurança, e foram estruturadas com novos equipamentos de informática, mobiliários e ares-condicionados.

Além do Centro do Estado, Bico do Papagaio e as regiões Centro-Norte e Norte do Tocantins foram beneficiadas com novas instalações das Delegacias de Polícia Civil, dentre especializadas e circunscricionais, dos municípios de Barra do Ouro (29/4), Ananás (16/5), Xambioá (16/5), Pedro Afonso (18/5), Colmeia (18/5), Augustinópolis (19/5), Nova Olinda (08/6), Tocantinópolis (14/6), Araguatins (15/06), Aragominas (28/6), Complexo de Delegacias, Central de Atendimento da Polícia Civil, Núcleos de Identificação, Perícia Criminal e Médico-Legal de Colinas do Tocantins (31/8), Delegacia de Polícia de Wanderlândia (31/8), Delegacia de Polícia de Carrasco Bonito (02/10), Delegacia de Polícia de Aguiarnópolis (4/10) e Delegacia de Polícia de Santa Fé do Araguaia (13/11).