Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Edu Fortes

A prefeita Cinthia Ribeiro desejou boa sorte ao novo presidente e a nova diretoria da Câmara de Vereadores de Palmas nesta segunda-feira, 31 de dezembro, quando ocorreu a sessão de posse do vereador Marilon Barbosa (PSB) como presidente para biênio 2019-2020. Cinthia e Marilon Barbosa sinalizaram compromisso em manter o diálogo aberto e o trabalho conjunto em prol da Capital. "Espero que o próximo ano seja rico em todos os sentidos. Sinto alegria em saber que Palmas tem um presidente da Câmara de muita responsabilidade e que trabalhará conosco para que os maiores beneficiários do nosso trabalho sejam sempre os palmenses", disse a prefeita, direcionando as palavras ao presidente Marilon Barbosa.

Marilon Barbosa é filho do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, e irmão do atual vice-governador do Tocantins, Vanderlei Barbosa, ambos presentes na sessão de posse. Marilon Barbosa afirmou na tribuna que sua gestão buscará a unidade, o fortalecimento dos poderes municipais e apoio à gestão da prefeita Cinthia. O presidente da Casa Legislativa Municipal se mostrou disposto a trabalhar pela resolução de desafios. "Sinto que estou desafiado a romper com portas estreitas que estão pela frente. Não podemos estacionar, mas sim seguir em frente. Que todos os desafios sejam enfrentados com ética e determinação".

Compondo a diretoria, Vandim do Povo (DC) assumiu o cargo de vice-presidente. Já Etinho Nordeste (PTB) assumiu o cargo de 1º secretário e Gerson Alves (PSL) de 2º secretário. Professor Júnior Geo (PROS) assumirá o cargo de 3º secretário em gabinete. Segundo a Câmara, Geo, eleito deputado estadual, deverá ser substituído da Mesa no dia 1º de fevereiro, quando assumirá o mandato na Assembleia Legislativa.

Emenda para Palmas

Cinthia também agradeceu o senador eleito Eduardo Gomes (SD), presente na ocasião, pela articulação que realizou no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), e que ajudou a direcionar R$ 5 milhões para aplicação em custeio na Saúde de Palmas. O valor já foi transferido na última semana e veio, segundo Cinthia, para assegurar ao Município o necessário para manutenção de serviços de excelência à população, segundo a prefeita. O senador eleito, em resposta, afirmou que buscará ainda mais articulações e projetos em benefício de Palmas, de sua autoria, assim assumir o cargo de senador da República pelo Tocantins em 2019.

Gomes, que também já esteve à frente da Casa, parabenizou aos empossados, reafirmou seu compromisso em trabalhar por Palmas e pelo Tocantins. "Precisamos do espírito de unidade para Palmas continuar abrigando a todos e conquistando mais com seriedade e honestidade no trabalho", disse.

Ainda na sessão de posse, Cinthia agradeceu ainda aos parlamentares da Casa pela colaboração e celeridade na votação do orçamento municipal, tendo em vista que um possível atraso na votação poderia prejudicar o andamento de ações e serviços municipais em 2019.

Na Câmara

O procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, prestigiou a posse da nova diretoria e afirmou que, como cidadão, espera que a Câmara garanta benefícios aos cidadãos palmenses. "Como procurador-geral quero frisar que o Ministério Público Estadual não é adversário, mas, sim, parceiro. Quando apontamos um erro, o que queremos demonstrar é que é preciso refletir e repensar o caminho".

Também presentes na sessão estavam o deputado estadual Stalin Bucar - representando a presidente da Assembleia, Luana Ribeiro, o presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado José Ribeiro, além de secretários e chefes de autarquias do município de Palmas e do estado do Tocantins e lideranças locais.