Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Segundo Valdecir Tose, a expectativa do banco é que a conjuntura econômica se torne mais favorável

Segundo Valdecir Tose, a expectativa do banco é que a conjuntura econômica se torne mais favorável Foto: Marcela Assunção

Foto: Marcela Assunção Segundo Valdecir Tose, a expectativa do banco é que a conjuntura econômica se torne mais favorável Segundo Valdecir Tose, a expectativa do banco é que a conjuntura econômica se torne mais favorável

As contratações com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) na região Norte alcançaram em 2018 até o mês de novembro/18, cerca de R$ 3,6 bilhões. Para 2019, o Banco da Amazônia lança seu novo Plano de Aplicação de Recursos do FNO para intensificar sua atuação e contribuir para a redução das desigualdades intra e inter-regionais. Para o estado do Tocantins, a previsão orçamentária de recursos é da ordem de R$ 1,73 bilhão com FNO.

Para vencer esse desafio, esse novo Plano disponibiliza cinco programas de financiamento, com vistas a atender às necessidades de recursos financeiros para a viabilização de negócios sustentáveis, geradores de benefícios econômicos e sociais para a sociedade. Dentre elas, destaca-se a criação da linha de crédito para apoio à Infraestrutura, com o objetivo de aumentar a competitividade regional, bem como alavancar a geração de oportunidades de trabalho e renda, com base nos princípios ético-ambientais de sustentabilidade.

Em 2019, os recursos do FNO estão estimados em 9,3 bilhões, que beneficiarão do mini ao grande empreendedor, atuante nos diversos segmentos produtivos da Região Norte, como agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Os recursos disponibilizados também objetivam dinamizar o financiamento de energias renováveis, as indústrias extrativas e de transformação, assim como os setores de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos e descontaminação, transporte e armazenagem. Também podem pleitear os recursos do FNO os setores de educação, alojamento e alimentação, informação e comunicação, assim como atividades profissionais, científicas e técnicas, de saúde humana e serviços sociais, artes, cultura, esporte e recreação.

De acordo com o presidente da instituição, Valdecir Tose, para 2019, a expectativa do banco é que a conjuntura econômica se torne mais favorável, possibilitando que se cumpra, da melhor forma, o desafio de alocar todos os recursos programados do FNO, nos setores produtivos da Região Norte, conforme a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A programação financeira completa do FNO está disponível no site www.bancoamazonia.com.br