Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Diretoria da Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO) e filiados se reuniram em Assembleia Geral na manhã do último domingo, 13, no clube social. Na ocasião, o novo site da entidade foi lançado. O presidente da Apra-TO, João Victor Moreira, abriu os trabalhos agradecendo a participação dos militares. Em seguida, o vice-presidente sargento J. Silva, fez um resumo do período que ficou à frente da entidade.

Novo site

Durante a Assembleia, João Victor falou sobre algumas mudanças administrativas da Apra. De acordo com o presidente, no novo site os associados terão mais facilidade de acessar os serviços, como atualização cadastral, impressão de convites para o clube e verificação da prestação de contas. A relação de convênios também pode ser acessada na plataforma digital. (Confira o novo site: https://www.aprato.com.br)

Reivindicações

Quanto às questões classistas, os militares decidiram intensificar no primeiro quadrimestre a luta pelas promoções que estão atrasadas desde 2017, para que o governo estabeleça duas datas de promoções. Juntamente com os demais sindicatos, a implementação da data-base 2019 e o pagamento dos passivos também serão cobrados.

Alguns associados fizeram algumas reivindicações. O soldado Dantas, por exemplo, solicitou que fosse verificada junto à Fundação Pró-Tocantins a concessão de empréstimos aos militares, com juros abaixo do fornecido pelo mercado.

Carreata

Na reunião, também ficou definida a realização de uma carreata em apoio ao sargento José Maria Rodrigues de Almeida, que foi morto em abril de 2018, pelo delegado da Polícia Civil Cassiano Oyama. A Diretoria da Apra pretende fazer a mobilização antes da primeira audiência sobre o caso do sargento Rodrigues, que ocorrerá no mês de março.

A entidade vai se reunir com os demais presidentes vinculados à Federação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (Faspra-TO) na próxima sexta-feira, 18. Após o encontro, todos os dirigentes vão protocolar ofício ao governador Mauro Carlesse e ao secretário

estadual de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, solicitando a imediata suspensão do delegado Oyama de todas as suas funções, até que seja finalizada a ação penal contra ele. Uma cópia do documento também será encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE).

Feijoada com pagode

Após a assembleia, foi servida uma feijoada para todos os associados e seus dependentes. A animação do evento ficou por conta da banda de pagode 3 Tons de Preto.