Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

Termina nesta terça-feira,15, o prazo da janela de plantio da soja sequeiro no Tocantins para a Safra 2018/2019. A mesma teve início no dia 1º de outubro. A Agência de Defesa Agropecuária estabeleceu a janela de plantio, como medida de controle da Ferrugem Asiática na cultura da oleaginosa. A partir de agora os produtores rurais que cultivam a soja tem mais cinco dias úteis para fazer o cadastramento obrigatório da área plantada.

Para realizar o cadastro, o sojicultor deve procurar o escritório da Adapec do município onde está a área plantada e preencher o formulário, ou se preferir, acessar o site http:/adapec.to.gov.br/vegetal/, preencher as informações e entregar na Agência. “O produtor deverá emitir o DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) no site www.sefaz.to.gov.br, e efetuar o pagamento para finalizar o cadastro”, explicou o Inspetor de Defesa Agropecuária, Cleovan Barbosa, acrescentando que até o momento já foram cadastrado no sistema online 159.490 ha.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, pontuou a importância de se fazer o cadastramento anual do plantio da soja. “Na ultima safra, a Adapec realizou o monitoramento de pragas em mais de 1.400 propriedades no Tocantins, com o propósito de mantermos o controle da Ferrugem Asiática e outras pragas que acomete a oleaginosa, mais é importante que os produtores realizem o cadastro das suas áreas plantadas”, ressaltou Alberto.

“Por meio de portaria, uma medida legislativa, a calendarização do plantio de soja atua no controle de pragas uma vez que contribui para o retardamento do aparecimento do fungo e evita o plantio sucessivo da cultura, diminuindo assim, o risco de resistência aos fungicidas disponíveis no mercado. Essa semana os trabalhos foram intensificados pelos nossos inspetores de campo em todo o Estado. Até o momento as pragas em geral estão sobre controle, sobretudo, àquelas de controle oficial, como a Ferrugem Asiática e o Amaranthus palmeri que continua ausente no Estado, graças ao trabalho preventivo de monitoramento de nossos técnicos”, pontuou o Inspetor de Defesa Agropecuária, Marley Camilo.