Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Assessoria de Polícia Comunitária, em conjunto com o 1º Batalhão da Polícia Militar e a 3ª Delegacia de Polícia de Palmas, reuniu-se, nesta quinta-feira, 17, com representantes da região Norte da Capital, para a discussão de estratégias visando à redução da violência e criminalidade e a criação do Conselho Comunitário de Segurança no local.

O encontro aconteceu na Base Comunitária da 305 Norte, a pedido dos presidentes das quadras da região, que puderam apresentar os problemas afetos à Segurança Pública enfrentados por suas comunidades, que exigem a atuação conjunta da população entre si e com as forças de segurança, como puderam expor aos presentes os representantes da Polícia Comunitária. 

Os trabalhos da Polícia Militar na localidade foram apresentados pelo comandante da área Norte da Capital, capitão Adhel Munir Miranda de Abreu, que destacou a dinâmica de patrulhamento que otimiza o efetivo policial de acordo com as zonas quentes de criminalidade, propondo a criação de Redes Comunitárias de Seguranças nas Quadras como instrumento de aproximação entre a polícia e o cidadão. Na oportunidade, foi definido o papel dos representantes na formação dos grupos de atuação e da  Polícia Militar na metodologia de intervenção, já nos próximos dias. 

O agente de polícia Darier Cabral, por sua vez, representou a Delegacia de Polícia local, com apontamentos sobre os principais crimes inidentes na região e a participação de crianças, adolescentes e jovens em diversos tipos penais, ensejando a necessidade de projetos preventivos que os alcancem, colocando o seu trabalho, e o da Polícia Civil como um todo, à disposição da comunidade, através de um trabalho educativo em instituições de ensino e midias eletrônicas. 

A importância da atuação conjunta da sociedade com as forças de segurança, estabelecida a partir de um vínculo de confiança, pautou, ainda, os discursos do assessor de polícia comunitária, capitão Thiago Monteiro, e do delegado de polícia Antônio Gonçalves de Carvalho Neto, que parabenizaram a presença da comunidade e dos servidores estaduais.

No ato, também foi apresentada a proposta de criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) na região, enquanto instrumento permanente da comunidade, capaz de otimizar o trabalho das forças de segurança e de implementar ações transversais com foco na prevenção  social da violência e criminalidade, que foi acatada com unanimidade.

O evento foi encerrado com a distribuição de material gráfico para os presidentes auxiliarem a mobilização de suas comunidades na criação do CONSEG e a escolha dos membros da comissão eleitoral que conduzirá o seu processo de implementação. A presidência ficou sob respondabilidade do capitão Adhel Munir, sendo assessorado pelo agente Darier Cabral e pelos presidentes das Quadras 404 e 407 Norte, Julvan Rodrigues Modesto e  José Alan, respectivamente.