Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) abre vagas para cursos gratuitos de arte com foco em geração de emprego e renda em Araguaína, no Norte do Estado. Serão oferecidas 20 vagas para aprendizado nos cursos de Artesanato em Biscuit e mais 20 vagas para o curso de Bordado em Tecido. Serão oferecidas atividades de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino.

As aulas têm início no dia 4 de fevereiro e terão um período de 30 dias. As inscrições podem ser feitas na sede do Isca, localizado no centro da cidade de Araguaína, na rua Sadoc Corrêa. Há vagas para adultos, a partir dos 18 anos, e idosos até 90 anos.

Técnicas

No curso de Artesanato em Biscuit, o aluno aprende a técnica para fazer enfeites, decorações para bolos e personagens diversos. Já no Bordado em Tecido vai apresentar as técnicas e pontos básicos para um bordado livre.

De acordo com a coordenadora do Instituto, Cristina Lira, o objetivo é oferecer atividades culturais para famílias de baixa renda para que  possam se integrar ao universo da arte. “Vamos oferecer oportunidade para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com o intuito de contribuir para a melhoria do desenvolvimento da nossa comunidade”, declara a coordenadora.

Segundo ela, os cursos são mais do que uma fonte para geração de emprego e renda. “Os alunos encontram um hobby que amam, se utilizando dele para transformar de maneira definitiva  sentimentos negativos e dar luz a uma nova rotina mais inspiradora, divertida e leve”, complementa.

As aulas contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social.

Isca

No ano passado, o Isca ofereceu bolsas para cursos de pintura em tecido e também bolsas para crianças e adolescentes carentes no Espaço Cultural Artpalco para atividades artísticas como teatro, dança, artesanato e defesa pessoal, dentre outros.

O Instituto Isca trabalha com projetos no campo social, cultural e esportivos, principalmente para comunidade de baixa renda. Criado em 2014, o Instituto Social Cultural Araguaia (Isca) é uma organização sem fins lucrativos, que possui atividades de caráter ambiental, educacional, cultural, recreativo, desportivo, social e promoção da cidadania.

Horário das aulas – Segunda a Sexta-feira

Biscuit – 8 às 10 da manhã

Bordado em Tecido – Das 15 às 17 horas

Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca)

Araguaína, Centro Rua Sadoc Corrêa, nº 561