Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PDT) reuniu-se nesta terça-feira, 22, com o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme. No encontro, a senadora solicitou a relação de equipamentos hospitalares necessários que faltam nos hospitais públicos do Tocantins, com o propósito de auxiliar o Governo do Estado a sanar esse problema. “Com a relação em mãos me unirei à bancada federal para  buscar recursos em Brasília e suprir as necessidades em equipamentos hospitalares”, informou a senadora.

Outro tema da pauta com o secretário Renato Jayme, foi a demanda de médicos especialistas do Estado sobre o valor dos plantões pagos pelo Estado. Médicos de especialidades consideradas raras, como Pediatria e Neurologia, por exemplo, recebem o dobro dos demais especialistas, enquanto cirurgiões de Oncologia, Cardiologia e Nefrologia ganham o mesmo valor de médicos que não têm especialidade. Kátia Abreu pediu ao Secretário que analise essa distorção, que segundo os médicos, acontece desde o governo anterior. 

A senadora ainda solicitou a previsão de conclusão da segunda etapa do Hospital Geral de Gurupi, cujos recursos estão à disposição do Estado há mais de cinco anos. Segundo o secretário, os entraves estão sendo solucionados na Caixa Econômica Federal.  

Finalizando a reunião, Kátia Abreu tratou sobre reunião com prefeitos da região do Bico do Papagaio, em Augustinópolis, no início de fevereiro, sobre o bom funcionamento do Hospital Regional de Augustinópolis.