Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Seciju

Foto: Divulgação Seciju

Com o objetivo de capacitar continuamente o servidor e prepará-lo para as adversidades que possam ser encontradas no decorrer do cumprimento da medida socioeducativa, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (DPDCA), está ofertando um Curso de Gerenciamento de Crises. Entre os dias 22 e 23 desse mês, os servidores lotados em unidades socioeducativas do Norte do Estado participam da capacitação com o professor Diostekhan Rocha.

O curso foi iniciado dia 22, no município de Santa Fé do Araguaia e nesta quarta-feira, 23, está sendo ofertado em Araguaína, na Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá. O professor Diostekhan explica que ações preventivas contribuem para o bom funcionamento da administração pública. “A ação de prever e a correta utilização dos recursos necessários, de forma a controlar com maior eficiência e efetividade os fatos não programados, melhoram o uso dos recursos financeiros e do capital humano”, destacou.

Em Santa Fé do Araguaia, a capacitação superou as expectativas, como conta o servidor Francisco Lobo. “Precisamos sempre buscar nos especializar, e neste sentido a Diretoria foi sensível às necessidades do servidor, ao convidar um especialista que já tem a vivência nas atividades do Sistema. Os exemplos que ele trouxe são contextualizados”, explica.

A capacitação dos servidores foi iniciada em dezembro do ano passado na região Central, em Palmas. Para Gilberto da Costa Silva, diretor da DPDCA, era indispensável que esse curso fosse promovido também no interior do Estado. “A capacitação também será oferecida aos servidores do Sul do Estado. No dia 31 de janeiro ocorrerá uma aula em Gurupi, com o objetivo de atender com maior eficácia aos servidores das oito unidades socioeducativas, padronizando e melhorando as atividades que já são desenvolvidas”, expõe. 

O Curso

O curso ensina técnicas de abordagem junto aos adolescentes e também como agir em momentos de crise. Com 10 horas de duração, terá certificação pela Escola de Formação numa parceria que envolve o professor, que é voluntário, e o Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação do Estado do Tocantins.

De acordo com o Chefe de Unidade, Willierkens Macedo, toda a equipe ansiava pela capacitação. “Estas ações são muito importantes para manter o servidor motivado a desempenhar suas atividades. Traz segurança”, esclarece.