Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: DPE/TO

Foto: DPE/TO

Um total de 1.615 pessoas foi atendido pelo projeto Cine Defensoria no ano de 2018, conforme relatório do setor de Estatística da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). O projeto é gerenciado pelo Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e alia entretenimento, reflexão e temas relacionados aos direitos humanos, por meio da exibição de filmes temáticos e debates em escolas ou espaços comunitários, aproximando também a Instituição da comunidade.

O público é formado, geralmente, por estudantes e comunidade em geral, por meio de parcerias com escolas públicas, pontos de cultura e Centro de Referência de Assistência Social (CRAs). Os municípios atendidos no ano de 2018 foram Dueré, Alvorada, Araguatins, Figueirópolis, Araguaína, Formoso do Araguaia, Peixe, Miracema, Lajeado, Gurupi, Araguaçu, Guaraí e Taquaruçu.

As temáticas dos filmes envolvem assuntos relacionados aos direitos humanos, como democracia e direitos fundamentais, preconceito, bullying e suicídio, violência doméstica, direito à cidade, igualdade racial, violência e drogas, direitos da criança e do adolescente, diversidade religiosa, dentre outros assuntos.

O projeto pretende aproximar a Defensoria Pública da comunidade, por meios extrajudiciais, utilizando como mecanismo de interação a exibição pública de filmes e mídias em geral, franqueando o livre acesso, com temáticas relativas às áreas fim e de atuação da Defensoria Pública, bem como a promoção de debates e orientações jurídicas gerais de forma multidisciplinar, utilizando a linguagem cinematográfica.

Coordenador do NDDH, o defensor público Neuton Jardim destaca que o projeto Cine Defensoria cumpre a missão constitucional da DPE-TO, que é a promoção dos direitos humanos, seja na função de garantir acesso jurídico a quem precisa, seja na divulgação e conscientização a respeito dos direitos, informando a população sobre sua existência e sobre os mecanismos de exigir sua efetivação. “O exercício da cidadania de forma plena é o único mecanismo efetivo de diminuição do número de violações dos direitos das pessoas, em especial dos hipossuficientes do ponto de vista econômico”, declara o defensor público.

Projeto

O projeto é desenvolvido pelo NDDH e os interessados em receber o Cine Defensoria podem procurar o Núcleo pelo telefone (63) 3218-6953 e na sede do Núcleo, localizada na Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), e ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado.

Interessados em receber ou promover o Cine Defensoria:

Na Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), ou ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado. Para conhecer mais, acesse a página do NDDH - http://www.defensoria.to.def.br/nddh.