Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano anunciou na noite desta última terça-feira, 29, a concessão de reconhecimento aos professores da rede municipal de ensino, que entrará na folha de pagamento a partir do mês de fevereiro de 2019.

Com o intuito de valorizar os professores, o benefício de R$ 500,00 será destinado aos docentes efetivos que atuam diretamente em sala de aula, com carga horária de 40h semanais. À expectativa é que até 70  docentes recebam à bonificação.

Segundo o gestor, a medida atende uma demanda da classe e reafirma o comprometimento do executivo municipal em investir no reconhecimento do profissional da educação. “Nós havíamos assumido esse compromisso com os professores, por meio do sindicato e agora pudemos viabilizar a implantação desse benefício que irá auxiliar no processo de evolução da educação, atendendo também os acordos já programados nos PCCR”, declarou Jairo Mariano.

Ainda de acordo o Jairo Mariano, Pedro Afonso é o único município tocantinense a implementar o benefício agregado aos salários dos professores. “Estamos priorizando a política de 40h, de forma a evitar possíveis déficit na aprendizagem e incentiva os professores, para que eles possam se capacitar mais”, ressaltou o gestor.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Município de Pedro Afonso (Sisempa) afirmou que a classe está contente com a medida tomada pela gestão. “Era uma demanda do próprio professor. Desde sempre a classe ansiou para que os professores regentes em sala fossem valorizados, então receber esta notícia mostra o cuidado do executivo com as demandas dos servidores”, frisou Núcya ao parabenizar o prefeito Jairo Mariano.

A sindicalista destacou também a relação de cordialidade e os benefícios adquirimos na gestão do prefeito Jairo Mariano. “Uma década atrás nós trazíamos nossas reivindicações e ouvíamos um não. Hoje temos um diálogo contínuo com o executivo que recebe nossas demandas, analisa e busca soluções que fiquem viáveis para ambos os lados. É algo muito difícil nas gestões atuais, principalmente quando falamos em valorização que envolve remunerações, pois além de garantir o pagamento corretamente temos tido avanços salariais expressivos”, completou ao destacar que Pedro Afonso tem um dos melhores salários da educação no estado do Tocantins.

Para a professora Luzia Ali Bucar o reconhecimento é uma grande conquista para o município. “Poucos municípios temos o que temos em Pedro Afonso, estamos muito contentes e agraciados com a medida, pois é uma forma de motivar ainda mais o nosso trabalho e incentivar a melhora da educação”, ressaltou a professora.