Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Isis Oliveira

Foto: Isis Oliveira

O deputado estadual Toinho Andrade (PHS) foi eleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL) para o biênio 2019-2020. Andrade foi eleito por 21 votos.

Também concorreram os deputados Júnior Geo (Pros) e Luana Ribeiro (PSDB) que lançaram candidaturas avulsas. Luana recebeu 1 voto e Geo também 1 voto. Ambos concorreram com candidaturas avulsas, ou seja, sem chapa. Houve ainda 1 voto nulo.

O que se esperava era que apenas dois candidatos concorressem, Luana Ribeiro e Toinho Andrade. Entretanto, Júnior Geo decidiu de última hora colocar seu nome à disposição, já que as candidaturas podem ser registradas até momentos antes da votação. O motivo é que os parlamentares só podem se candidatar e votar após terem tomado posse oficialmente.

Emocionado, o deputado atribuiu o resultado à boa convivência com os colegas de parlamento. “Irei presidir essa casa, primeiro com Deus no coração e depois pensando no povo tocantinense. Quero ajudar ao governador Mauro Carlesse a governar e dar nossa contribuição ao governo”, disse.

Antônio Poincaré Andrade Filho nasceu em Porto Nacional onde também iniciou sua carreira política como vereador por três mandatos. Foi também presidente da Câmara Municipal. Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente. De 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga.

Nas eleições de 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, foi titular da Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assumiu o mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa. Na eleição de 2010 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014 e agora novamente nas eleições gerais de 2018.

Eleição

A votação teve início por volta de 13h30 desta sexta-feira, 1, praticamente duas horas após o horário previsto. Antes da eleição os deputados reuniram-se nos bastidores para ajustar as últimas composições de chapa e candidaturas, bem como adequar o processo eleitoral ao regimento da casa.

Uma cabine de votação foi montada em frente à Mesa Diretora e os deputados foram convocados para depositar seus votos um a um. Os deputados Zé Roberto e Valderez Castelo Branco (PR) fiscalizaram a urna e as cédulas e acompanharam de perto todo o processo eleitoral. A votação foi secreta.

Todos os 24 deputados estaduais votaram. Após o encerramento da votação os deputados Ivory de LIra e Cláudia Lelis foram os responsáveis pela checagem e contagem dos votos.

A votação para cada um dos 7 cargos da Mesa Diretora foi individual. 

Mesa Diretora

Toda a chapa encabeçada por Toinho Andrade foi eleita para compor os demais cargos da Mesa Diretora.

Para o cargo de primeiro vice-presidente foi eleito o deputado estadual Eduardo do Dertins (PPS). A segunda vice-presidência ficou com o deputado Nilton Franco (MDB). Já os cargos de primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários serão ocupados por Jorge Frederico (MDB), Cleiton Cardoso (PTC), Vanda Monteiro (PSL) e Amália Santana (PT), respectivamente. (Atualizada às 16h43)