Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Leonardo Prado

Foto: Leonardo Prado

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) foi eleito na tarde desta quarta-feira, 6, segundo secretário da Mesa Diretora do Senado da República para o biênio 2019/2020. Seu nome foi indicado por unanimidade pela bancada de seu partido. Eduardo fez parte de uma chapa de consenso, que foi eleita com 72 de 77 votos (dois não e três abstenções).

A chapa de consenso foi considerada por vários senadores como fato importante para a pacificação da Casa, após uma eleição tumultuada para a presidência, realizada no final de semana. Gomes é o primeiro tocantinense a fazer parte da Mesa Diretora da Câmara Alta do país logo no início do primeiro mandato. Este é um fato histórico para a política tocantinense.

Após a eleição nesta quarta-feira, 6, para segundo secretário da Mesa Diretora do Senado, Eduardo Gomes (MDB-TO) disse que tem uma grande identificação com o Congresso Nacional, “onde o Tocantins foi criado”. Gomes ocupa pela terceira vez um cargo na mesa diretora do Congresso Nacional (primeiro e terceiro secretário da Câmara dos Deputados e, agora, segundo secretário do Senado Federal).

“Tenho compromisso com o Tocantins e com o Brasil. Ocupar um cargo direção no Poder Legislativo nos dá a condição de contribuir com mais efetividade na busca de soluções para os graves problemas nacionais”, afirmado o senador. “Neste momento, penso que o cidadão ou cidadã tocantinense, ao passar pelos corredores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e ver que um correligionário seu conseguiu ocupar cargos de relevância nas duas Casas, deve acreditar que qualquer de nós pode conseguir também, com trabalho sério e comprometimento com as causas maiores da sociedade, alcançar seus objetivos”, argumentou.

Mesa Diretora do Senado 2019/2020

Presidente - David Alcolumbre (DEM-AP)

1a Vice presidência - Antônio Anastasia (PSDB-MG)

2a Vice-presidência - Lasier Martins (PODEMOS-RS)

1a Secretaria - Sérgio Petecão (PSD-AC)

2a Secretaria - Eduardo Gomes (MDB-TO)

3a Secretaria - Flávio Bolsonaro (PSL-RJ)

4a Secretaria - Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

Suplentes

Primeiro Suplente - Marcos do Val (PPS-ES)

Segundo Suplente - Weverton (PDT-MA)

Terceiro Suplente - Jacques Wagner (PT-BA)

Quarto Suplente - Leila Barros - Leila do Vôlei (PSB-DF)