Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Já estão abertas as inscrições para alunos e unidades escolares que desejam participar da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no portal www.obmep.org.br. Podem participar estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, de escolas públicas e privadas.

A Obmep tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica, promovendo o acesso de alunos a materiais didáticos de qualidade, como também, identificar jovens talentos e incentivar o ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

Para os estudantes de escolas públicas, a inscrição da Obmep é gratuita, e para os alunos de escolas privadas está sendo cobrada uma taxa no valor de R$ 4,00 por pessoa.

As provas da Obmep serão realizadas em duas fases: a primeira é composta por provas objetivas e a segunda será uma prova discursiva. A prova da primeira fase está prevista para ser realizada no dia 21 de maio.

Premiação

Neste ano, serão concedidos aos participantes um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e 51.900 menções honrosas, observando os critérios do Regulamento da Obmep. Serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Para as instituições de ensino serão premiadas 540 escolas conforme o desempenho dos alunos.

Premiados no Tocantins

No ano passado, o estudante Ryan Alves Teixeira, da Escola Estadual Professora Aldenora Correia, de Tocantinópolis, ganhou medalha de ouro. O Tocantins contou com oito medalhistas de prata, 65 medalhistas de bronze, 274 alunos receberam o Certificado de Menção Honrosa e 17 professores foram premiados com diplomas de homenagem e livros de apoio para o ensino da Matemática.