Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Um espaço de ensino, pesquisa e extensão para atender a comunidade será inaugurado no próximo dia 15, às 14h, a Clínica Escola de Enfermagem da Universidade de Gurupi (UnirG). A clínica irá funcionar em um anexo da Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi.

A população terá acesso a atendimentos gratuitos prestados por estudantes do 4º ao 10º períodos de Enfermagem, com a supervisão de profissionais qualificados. Os acadêmicos serão acompanhados pelos professores em todas as atividades, dentre as quais consultas de enfermagem, atendimento home care, orientações em saúde, educação ao cuidador, procedimentos como retirada de pontos, troca de sondagem vesical, curativos, coleta de citologia, antropometria, verificação de pressão arterial e glicemia capilar. 

“Nosso objetivo é formar profissionais capazes de oferecer assistência de enfermagem humanizada e qualificada. Nesse sentido, a Clínica irá contribuir com a formação prática dos futuros profissionais comprometidos com a comunidade. Também irá colaborar com as ações de prevenção e promoção da saúde pública do município, oferecendo vários procedimentos como, por exemplo, curativos, exames de prevenção do câncer do colo uterino, entre outros”, afirmou a coordenadora do curso, a professora Denise Soares de Alcântara. 

Conforme a coordenadora de estágio do curso, Claudia Neri, “um campo próprio da Enfermagem só tem a agregar ao aprendizado teórico e prático do aluno e ainda vem fortalecer o elo entre comunidade e a Academia, por meio da assistência que será prestada”, declarou. 

A inauguração da Clínica Escola de Enfermagem faz parte da programação dos 34 anos da Unirg, comemorados em 15 de fevereiro. 

Programação

12/02 – 19h, no campus I, apresentação musical da Atlética Carrasca.

12/02 – 21h, no campus II, apresentação musical da Casa de Cultura.

13/02 – 17h, no Centro Administrativo - ginástica laboral e música.

14/02 – 08h, no Núcleo de Práticas Jurídicas – apresentação de violino e dança pela Casa de Cultura.

14/02 – 17h, Clínica Escola de Odontologia – orquestra pela Casa de Cultura.

15/02 – 08h – Inauguração do Laboratório UAP – Unidade de Apoio à Pesquisa, no Ambulatório da UnirG.

15/02 – 14h, ao lado da UBS do setor Pedroso – inauguração da Clínica Escola de Enfermagem e assinatura de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.

15/02 – 17h30, Setor Novo Horizonte - Inauguração do Parque Mutuca II.  

15/02 – 18h, campus II, parabéns aos 34 anos, com bolo e comemoração com a presença de gestores da Instituição.

19/02- 19h, Palaciu’s Real – Aula Inaugural, com apresentação dos gestores, vídeo institucional e palestra motivacional.