Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na última quinta-feira, 7, para solicitar ao presidente da Casa o andamento do concurso público e as adequações necessárias. O parlamentar carrega o concurso público como uma bandeira desde 2013, quando ainda era vereador, cobrando a realização na Câmara Municipal de Palmas. Com o certame realizado após cinco anos de cobrança na Casa de Leis municipal, a cobrança começa em nível estadual.

Geo ressaltou que a responsabilidade de organizar o plano de carreira do servidor é do Executivo e que deve ser feita. “Não se pode fomentar a ideia de que a culpa do Estado não ter recursos para investimentos é do servidor público. A responsabilidade é de quem encaminha o plano de carreira”, disse.

O deputado também falou da importância da estabilidade para a isonomia no serviço público. “É necessária para que a cada intervalo de dois anos não ocorra a renovação por pessoas que ainda têm que aprender novamente o funcionamento da Casa, para aqueles que estão hoje contratados no Estado, necessitam e sonham com a estabilidade através do concurso público”, ressaltou Geo.

O último concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins foi realizado há mais de 10 anos. O processo foi iniciado e pausado por questionamentos. O Ministério Público do Estado do Tocantins também interviu recomendando as adequações e andamento, o que ainda não ocorreu.