Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos Situação da ponte de Porto Nacional levou à situação de emergência Situação da ponte de Porto Nacional levou à situação de emergência
  • Situação da ponte de Porto Nacional levou à situação de emergência

O governador Mauro Carlesse decretou situação de emergência na região de Porto Nacional por causa da situação precária que levou à interdição da ponte na TO-255 e a suspensão do tráfego no local.

O decreto determina que a Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação fica autorizada a  mobilizar todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta do poder executivo estadual, para atuarem nas ações de resposta e oferecimento de soluções ao

problema. A secretaria  fica autorizada a firmar convênios, contratos e outros ajustes com o objetivo de solucionar o problema da circulação de pessoas, bens e serviços, garantindo a segurança viária, seja de forma alternativa ou temporária. Para isto, a pasta poderá  contratar a execução de serviços e a realização de estudos, reparos e reformas capazes de oportunizar, conforme o caso, a utilização da ponte.

O decreto foi publicado na noite desta terça-feira, 12, no Diário Oficial do Estado (DOE) e destaca que a ponte com 900 metros e construída em 1978, sofreu ao longo dos anos impactos que alteraram  as “condições normais de elaboração do projeto de engenharia”. Entre as alterações, a formação do lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em 2001 e que modificaram “o regime de enchentes e as vazantes anuais, passando a afetar drasticamente, sob o efeito da alcalinização, os tubulões, blocos, pilares e superestrutura, destacadamente quanto à fissuração dos pilares e das vigas caixões dos balanços dos pilares, decorrente da proximidade da lâmina d’água que os umidifica continuamente”.

O aumento do tráfego na região em quatro décadas também é apontado como uma das causas de desgaste da estrutura, visto que à época da construção, não se pensava no aumento da frota de veículos, principalmente aqueles com cargas pesadas que utilizam a ponte para acessar vias importantes como as BRs 153 e 226.