Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

UHE Lajeado está em operação desde 2001 e foi eleita melhor do Brasil pela Aneel (Foto: Márcio Di Pietro)

A Investco, empresa responsável pela administração da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE) em Lajeado esclareceu nesta quarta-feira, 13, a pedido do Conexão Tocantins, que as especulações de que a estrutura da barragem estaria com avarias e sob risco de rompimento são falsas e que a usina está operando em normalidade, sem qualquer tipo de risco às populações das cidades que se localizam abaixo da hidrelétrica.

O esclarecimento da empresa vem após a divulgação de fake news sobre a situação da UHE de Lajeadoque circulam em redes sociais e Whatsapp - aproveitando-se do caso do rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Vale em Brumadinho-MG no dia 25 de janeiro, para causar alarde falso entre os moradores das cidades que ficam abaixo da usina.

Uma das notícias falsas - escrita com diversos erros de português - diz que a estrutura da barragem estaria com rachaduras internas e faz alerta aos moradores dos municípios que seriam impactados pelo rompimento. A Investco assegura que a barragem está em perfeito estado e que não há nenhum risco de rompimento.

Com erros de português, fake news diz que barragem tem rompimentos; empresa nega e afirma segurança (foto: divulgação)

Segurança

A empresa também destacou que a UHE Lajeado foi apontada como a melhor usina hidrelétrica do país, obtendo nota 100 em todos os quesitos de segurança e meio ambiente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mais de 100 usinas foram avaliadas pela Aneel entre outubro e dezembro do ano passado. No ranking geral a UHE Lejeado recebeu nota 99,55 e ainda 99,56 no quesito Operação e Manutenção.

Histórico

Localizada entre os municípios de Miracema e Lajeado, a usina entrou em operação no ano de 2001 e tem  capacidade instalada de 902,5 MW.

A Investco é a empresa responsável pela operação e manutenção da usina, certificada em três normas: ISO 9001, referente à qualidade dos serviços, ISO 140001, referente às suas práticas ambientais, e OHSAS 18001, relativa às práticas de saúde e segurança.

Nota

Confira a nota da Investco na íntegra.

A Investco informa que todas as recentes notícias veiculadas sobre a barragem da UHE Lajeado são fake news. A Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade. A Investco acrescenta que na última sexta a UHE Lajeado foi apontada como a melhor usina do Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, com nota 100 nos quesitos Segurança e Meio-Ambiente.