Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Dinalva Martins

Foto: Dinalva Martins

Na manhã desta sexta-feira, 15, a gerência de inspeção animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), recebeu representantes da primeira empresa que aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) no Tocantins. Na ocasião, foi finalizado o processo de rotulagem dos produtos para expansão da comercialização.

De acordo com a proprietária da empresa Carinho, localizada em Augustinópolis, Gisele Mota Santos Almeida, os rótulos finalizados são de 27 produtos, mas já tem previsão de lançar mais 10. “A adesão ao Sisbi foi motivo de extrema alegria, um impulso no crescimento, pois o consumo interno de lácteo ainda é pequeno no Estado. Agora evoluímos e estamos comercializando com os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Alagoas”, comemorou.

A empresa, que tem 19 anos no mercado tocantinense, era registrada com o Selo de Inspeção Animal (SIE). Sua capacidade de produção é de 40 mil litros de leite. “Hoje, 90% são para fabricação de mussarela, mas buscamos a diversificação de produtos para atender a demanda”, complementou Gisele Mota.

No momento, somente esta empresa finalizou todo o processo de adesão ao Sistema, mas segundo o inspetor de defesa agropecuária, Jean Paulo Galletti, a Adapec já realizou cinco auditorias orientativas em estabelecimentos que tiveram interesse na adesão. “Estamos aguardando a conclusão, por parte das empresas, das adequações que apontamos nos relatórios”, explica.

Sisbi

O Tocantins aderiu ao Sisbi, em junho de 2018, com isso, passou a ter equivalência federal no serviço de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados) e, consequentemente as empresas que aderirem pode expandir a comercialização de seus produtos em todo território nacional.

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema nove estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios. 

--