Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Jornalistas em reunião com presidente da Assembleia, Antônio Andrade

Jornalistas em reunião com presidente da Assembleia, Antônio Andrade Foto: Joelma Cristina

Foto: Joelma Cristina Jornalistas em reunião com presidente da Assembleia, Antônio Andrade Jornalistas em reunião com presidente da Assembleia, Antônio Andrade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor) se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa (AL) na manhã desta terça-feira, 19, após a polêmica das nomeações políticas do ex-prefeito de Itaguatins, Homero Barreto Júnior, e o ex-prefeito de Monte do Carmo, Gilvane Pereira Amaral, como Diretor de Comunicação e Coordenador da TV Assembleia, respectivamente.

Ambos os nomeados são políticos e não têm formação ou atuação na área da comunicação. No caso de Amaral, a situação é ainda mais polêmica porque o ex-gestor chegou a ser condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ) e teve mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O Sindjor entrou na polêmica e chegou a emitir nota repudiando as nomeações políticas. Após a repercussão, Antônio Andrade voltou atrás e decidiu que a indicação do diretor de comunicação ficará a cargo do deputado Valdemar Júnior (MDB), que é profissional da área.

O Conexão Tocantins questionou à assessoria de Andrade e da Assembleia Legislativa se também será tomada alguma medida quanto à nomeação de Gilvane Amaral e aguarda resposta.

Reunião

Na reunião realizada nesta terça o Sindjor insistiu que os cargos públicos de Comunicação sejam destinados a profissionais da área - sejam eles jornalistas, publicitários, relações públicas, radialistas ou profissionais de TV.

O sindicato também cobrou outras demandas da categoria, como vagas no concurso público; alteração no valor salarial do assessor de imprensa; estruturação da TV Assembléia; apoio na luta pela implantação das 25h e melhoria da galeria reservada à imprensa no plenário.