Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Gabriel Lucas, o técnico Osvaldo e Gabriel Henrique durante os Jogos Escolares da Juventude 2018 Gabriel Lucas, o técnico Osvaldo e Gabriel Henrique durante os Jogos Escolares da Juventude 2018

A dupla tocantinense de vôlei de praia, Gabriel Lucas Sales Soares e Gabriel Henrique Batista, foi convocada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para participar do Camp Sub-21, treinamento que acontece de 25 de fevereiro a 4 de março, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Os alunos do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína/TO, foram descobertos pela CBV durante os Jogos Escolares da Juventude de 2018, quando o time de voleibol da escola foi medalhista de ouro na etapa regional de Manaus.

O laboratório de avaliação para atletas de até 21 anos conta, neste ano, com 40 atletas brasileiros convocados, que serão observados de perto pelas comissões técnicas. Durante o período, os jovens participarão de diferentes tipos de treinamento, avaliações físicas, palestras e terão a possibilidade de observar as atividades de duplas profissionais. Além de garimpar talentos, a intenção do CBV é manter um acompanhamento dos jovens observados após a semana de atividades em Saquarema.

Antes de embarcar, Gabriel Lucas, de 17 anos, revelou a expectativa para o treinamento. “Receber a convocação foi uma surpresa muito boa. É uma alegria e uma responsabilidade muito grande estarmos entre os escolhidos pela CBV representando o nosso Estado. Temos treinado intensamente para que nosso talento seja reconhecido e quem sabe sermos convidados a jogar em clubes profissionais e fazer parte da seleção brasileira. Agradecemos a todos os nossos apoiadores que nos ajudaram a chegar até aqui”, disse.

Para o técnico da dupla tocantinense, Osvaldo Cavalcante da Silva, a convocação resulta do talento e dedicação dos atletas. “Estamos treinando há dois anos. Em 2018, participamos de todas as etapas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e conseguimos vencer todas. Com isso, representamos o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, na 1° divisão do vôlei de praia, ocasião em que o bom desempenho da dupla foi observado pelo técnico da CBV, Robson Xavier.  Essa convocação reafirma o potencial dos meninos e mostra o resultado de todo esse tempo de treinamento”, relatou.

Também foram convocadas para o treinamento da CBV, as estudantes do Tocantins, Maria Eduarda Archangelo Fontes e Nicolle Luiza Marques Gonçalves, do Colégio Dom Bosco, de Palmas.

Programação

A missão de lapidar os jovens talentos será coordenada pelos técnicos Robson Xavier (masculino) e Marcelo Carvalhaes, o ‘Big’ (feminino), que comandam as equipes de base do vôlei de praia. Os técnicos também participarão de workshops para levar metodologias e técnicas aos seus respectivos estados e centros de treinamento.

Os nomes de destaque da seleção inicial se juntarão aos atletas que já vinham sendo acompanhados pelas comissões técnicas das seleções de base e que já participam dos circuitos nacionais. Eles participarão de um segundo período de treinamentos que deve ser realizado também em Saquarema antes da disputa do Campeonato Mundial Sub-21.