Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Com o objetivo de fazer uma homenagem pelos serviços prestados ao futebol do Tocantins como desportista e homem público, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF)  denominou o troféu de Campeão Estadual de Futebol Amador 2019, com o nome do baluarte Francisco Pereira da Silva popularmente conhecido como “Cabo Chico”, de Araguacema.

Francisco Pereira da Silva, falecido em setembro de 2018,  teve grande contribuição prestada no esporte de Araguacema e foi ganhador de vários títulos municipais e estaduais como técnico e dirigente, a exemplo do estadual amador em 2007 e 2015. Foi um dos principais desportistas e fomentador do esporte no município, além de vereador por vários mandatos. 

O Estadual de Futebol Amador 2019 teve inicio no último domingo 24, com a participação das equipes Afagu de Gurupi, Araguacema, Araguaia de Palmas e Rio dos Bois. Os times se enfrentam em turno e returno, classificando dois ao final da primeira fase para a decisão do título que será disputado em jogos de ida e volta.

A segunda rodada acontece no domingo, 03 de março, com partidas entre Araguaia Palmas x Afagu e Araguacema x Rio dos Bois. 

O campeão Estadual de Futebol Amador 2019, caso tenha interesse e condições poderá se profissionalizar e disputar a Segunda Divisão que será realizada no segundo semestre deste ano.