Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Para curtir o período de Carnaval com segurança, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) preparou uma série de orientações de como evitar roubos, furtos e outros problemas comuns nesse período. Assim como informações de como a pessoa pode proceder, caso tenha sido vítima de algum delito. Afinal, são milhares de pessoas que devem participar das festas que estão previstas para acontecerem em Palmas e nas demais cidades do Estado ou fazem a opção de viajar nesses dias.  

Segundo o assessor da Diretoria de Polícia da Capital, delegado Túlio Motta, de um modo geral, é comum o aumento de furtos em residências, embriaguez ao volante, roubo a transeuntes e outros tipos de crimes decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas. E com isso, é importante que as pessoas procurem tomar algumas precauções.

Furtos em residências

A orientação é que, se a pessoa for fazer alguma viagem longa, o ideal é deixar alguém de confiança cuidando da casa. E se o folião se ausentar da residência no período da noite, é importante reforçar os mecanismos de segurança domiciliar, como a utilização de cadeados, correntes e outros ofendículos.

Outra dica, conforme o delegado, é avisar a algum vizinho de confiança para ficar alerta caso ocorra alguma possível movimentação estranha na casa. “Informações sobre algum barulho que o vizinho possa ter escutado, o horário em que isso aconteceu... podem ajudar a Polícia Civil a solucionar o crime”, explicou. Além disso, se esse vizinho achar que tem alguma anormalidade acontecendo na casa, ele pode acionar a Polícia Militar.

Embriaguez ao volante

Se beber, não dirija! Essa é a conduta principal que o folião deve ter em relação ao trânsito, nesse período. Afinal, conforme o delegado Túlio, o Carnaval é um período propício para a ingestão de bebidas alcoólicas e isso, em tese, já coloca o motorista em situação de crime, caso ele venha a dirigir.  “A pessoa pode pegar de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir, além de medidas de cunho administrativo”, alertou o delegado. Assim, para que se possa curtir a festa com tranquilidade, a alternativa é fazer o uso de táxi, aplicativos de transporte ou combinar com os amigos quem será o “motorista da rodada”.

Violência contra a mulher

Conforme a delegada Suzana Fleury Orsine, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Palmas, região Central, no Carnaval há um aumento considerável do número de atendimentos às mulheres vítimas de violências.

Por isso, segundo ela, as pessoas precisam entender que o momento de festividades não representa “terra sem lei”, em que direitos são violados, principalmente devido ao uso de bebidas alcoólicas ou entorpecentes. Assim, “qualquer mulher, em situação de vulnerabilidade durante o Carnaval, que sofrer ameaças, lesões corporais, importunação ou abusos sexuais, deve buscar apoio policial”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Rossílio de Sousa Correia, frisou o cuidado especial que as forças de segurança planejam, durante os dias de carnaval, na prevenção e repressão a crimes de assédio sexual e outros delitos que atinjam grupos vulneráveis, em especial as mulheres, destacando o treinamento recebido pelos policiais civis e militares para atuar na prevenção e combate a este tipo de criminalidade, que, ocorrendo, terão prioridade de atendimento nas centrais da Polícia Civil em todo o estado. 

Roubos ou furtos a transeuntes

Para evitar ser vítima desses tipos de crimes, o delegado aconselha o cidadão a não andar em locais ermos, sobretudo se estiver sozinho e embriagado. Também, deve-se evitar levar a carteira para esses locais. O ideal é colocar documentos e celulares em bolsos, bolsas ou pochetes que tenham zíper.

Além disso, é bom que o folião não frequente ambientes sem policiamento ou segurança privada. E, caso a pessoa já tenha sido vítima de roubo ou furto, procure atendimento na delegacia de Polícia Civil mais próxima. Na Capital, são duas Centrais de Atendimento (Plantão), uma no Centro e outra em Taquaralto, e no interior, são mais 13 unidades com atendimento em regime de plantão. Nesses casos, é importante apresentar documentos pessoais e descrever as características do objeto subtraído.

Crimes envolvendo violência em geral

Motta explicou que, no Carnaval, o comum são os crimes de lesão corporal recíproca e as vias de fato ocasionados por desentendimentos que acontecem por motivos particulares, como brigas em festas. Nessas situações, o delegado orienta que, se a pessoa vir alguma movimentação decorrente de briga, deve se afastar do local, com calma, e comunicar o fato ao primeiro policial ou segurança que visualizar.

Caso o folião se veja prestes a ser vítima de uma pessoa violenta, precisa manter a calma, demonstrando que não está ali para conflito e sim para se divertir. Além disso, deve se afastar do local e, se for o caso, pedir socorro.

Extravio, Perdas, Roubos e Furtos de Documento de Identificação

A diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naides Cesar Silva, orienta que é preciso ficar alerta para não perder a carteira de identidade, pois ela é o principal documento de identificação civil. Além de garantir a cidadania de todos os brasileiros, o RG é reconhecido nacionalmente.

Em caso de furto ou roubo, primeiramente a vitima terá que fazer um boletim de ocorrência (B.O) nas Centrais de Atendimento da Polícia Civil. No Estado do Tocantins, também pode ser feito pela internet através da Delegacia Virtual, disponível no site da Secretaria da Segurança Publica.

Posteriormente, a pessoa deve procurar o Instituto de Identificação para emissão de novo documento, levando certidão de nascimento ou casamento e duas fotos 3x4. No caso da pessoa ser estrangeira, precisa levar ainda seu certificado de naturalização.