Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Alegria, animação e segurança foram os destaques do Carnaval Pedro Afonso 2019. Um público de cerca de 15 mil pessoas prestigiou e brincou durante os quatro dias da Festa do Momo no município, localizado a 206 km de Palmas. 

Com programação diversificada, que contou com shows de bandas regionais e nacionais, nem mesmo a chuva impediu a alegria dos foliões. 

A extensa e eclética programação teve shows dos cantores Matheus Carvalho e Marcos Paulo e Banda, além das bandas É de Casa e Samba e Cerva, que celebraram a tradição regional dos carnavais.  Ainda fizeram a festa, artistas de renome nacional como Lauana Prado, Israel e Rodolfo e Alex Maxx, que trouxeram seus sucessos em ritmo elétrico para a folia, que terminou com som automotivo. 

Quem aproveitou para curtir o carnaval e escolheu Pedro Afonso como destino elogiou a organização e, principalmente, a segurança. “É um evento que não pode deixar de acontecer, pois trouxe bastante gente de outros lugares que vieram para participar de uma festa que é cultural. É um evento seguro e que contempla gente de todas as cidades. Um carnaval muito familiar”, conta a pedagoga Andréia Lins, 40 anos, natural do interior de São Paulo e que reside em Pedro Afonso há cerca de um ano. 

O jornalista Kaio Costa, 28 anos, de Palmas, que visitou Pedro Afonso durante o carnaval pela primeira vez, afirmou que ficou surpreso de forma positiva. “Fui pensando que iria passar o feriado apenas em família, mas a festa foi tão bem organizada que foi impossível não participar das noites de shows. A questão de segurança também me deixou satisfeito, sem contar que não vi ou presenciei nenhuma confusão. Festa com respeito e muita alegria”, frisou. 

Segurança em primeiro lugar 

A festa, que teve estrutura montada na Praça Coronel Lysias Rodrigues, no centro da cidade, contou com palco, praça de alimentação e as barracas dos blocos carnavalescos.

Para garantir a segurança dos foliões e o bom andamento das festividades na cidade, o efetivo do 3º Batalhão da Polícia Militar de Pedro Afonso foi reforçado com militares de Palmas. Ao todo 103 policiais fizeram a segurança do circuito. Além disso a administração municipal também contratou equipe de segurança particular, que deu suporte nos dias de festa. 

Conforme dados da Polícia Militar, apenas uma ocorrência foi registrada durante os quatro dias em todo o circuito do Carnaval, referente à apreensão de drogas. Já a Delegacia de Polícia Civil de Pedro Afonso registrou 11 ocorrências 

Além do cuidado com a segurança, a saúde também foi foco nos dias de folia. Ações preventivas foram executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, no circuito. Ao todo foram realizados apenas 11 atendimentos de saúde. 

Oportunidade de negócios 

Além de curtir a programação, muitas pessoas aproveitaram o carnaval Pedro Afonso 2019 para lucrar ofertando serviços e produtos aos visitantes. O Executivo Municipal estima que a cada R$ 1,00 investido na programação de carnaval, o retorno em movimentação econômica no município atingiu  cerca de R$ 3,00. 

O promotor de eventos Otoniel Ramos Teixeira, 36 anos, parabenizou a administração pela realização da festa. “Uma estrutura muito boa, uma festa bem organizada que fez com que as expectativas de vendas fossem atendidas a contento”, afirma Otoniel que tinha um bloco montado na estrutura. 

Já a empresária Regiane Bezerra de Sousa, proprietária de um hotel no centro da cidade, revelou que o carnaval trouxe um grande impacto para o comércio do município.  “Todos os hotéis estavam lotados, não sendo possível atender toda a demanda. Isso também refletiu em outras áreas que tiveram grandes procura”, conta a empresária de 40 anos. 

Bloco das Quengas 

Um dos momentos mais aguardados do Carnaval de Pedro Afonso, o desfile di Bloco das Quengas, levou alegria e descontração a centenas de foliões e famílias pelas principais ruas da cidade. 

Com cerca de 250 “quengas”, o bloco que, anualmente, agrega mais pessoas, desde os homens vestidos de mulheres, mas também mulheres, crianças e famílias inteiras se fantasiaram para prestigiar a festa. “É um espaço de brincadeira, onde todo mundo se diverte e faz uma festa sadia junto com as famílias de Pedro Afonso. Todos os anos mais pessoas participam e se preparam para essa grande festa”, relata o fundador do bloco Edilson Júnior. 

O estudante Iury Henrique, participante do bloco há cinco anos, relata que o Bloco das Quengas é o maior bloco de rua da região. “Cada ano é uma repercussão maior e evolução. Além de tradição é um momento de descontração, sempre muito divertido, desde o momento da preparação, com figurino, maquiagem, até a hora do desfile”, conta o estudante de 19 anos.