Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Um corpo localizado no Lago de Palmas, no início da manhã deste domingo, 10, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado, foi identificado através de exames papiloscópicos pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Trata-se de Sillas Manoel Rodrigues Neto, 27, que estava desaparecido desde a última quarta-feira, 6.

Segundo informações do Sistema Integrado de Operações Policiais (SIOP), um pescador profissional teria acionado o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone 193, por volta de 6h50 deste domingo e informado o encontro de um cadáver nas proximidades da Praia das Arnos, região do Lago de Palmas.

Após ser recolhido por técnicos do Instituto Médico Legal (IML) e membros do Corpo de Bombeiros Militar, o corpo foi encaminhado ao Instituto para a realização de exames de necropsia, de conhecimento da causa da morte e necropapiloscópico. Após a coleta de impressões digitais pela equipe de papiloscopistas do Instituto de Identificação junto ao IML, foi possível identificá-lo como Sillas Manoel. A família registrou, na tarde do dia 7, um boletim de ocorrência relatando o desaparecimento na delegacia mais próxima de onde ele residia. 

Os laudos médicos e papiloscópicos serão encaminhados à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelas investigações.

 Trabalho dos Papiloscopistas

A Diretora de Papiloscopia da SSP, Naides César Silva, ressalta que o trabalho dos papiloscopistas da Polícia Civil é, ao lado das funções desempenhadas por peritos oficiais da genética e odontologia forenses, crucial para a identificação de corpos. Além disso, exames papiloscopicos tem o condão de otimizar o resultado de procedimentos investigativos da Polícia Judiciária, ao fornecer provas incontestáveis da autoria e participação de envolvidos nas práticas delituosas.