Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Casa da Mulher 8 de Março foi indicada, nesta última segunda-feira, 11, ao Prêmio Dr. Pinotti Hospital Amigo da Mulher, Edição 2019. A designação feita pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PR-TO), visa reconhecer a relevância das ações realizadas pela instituição em prol das trabalhadoras rurais, mulheres em situação de violência, em situação de prostituição, marginalizadas, vulnerabilidade social e sua base familiar.

A presidente da Casa 8 de Março, Bernadete Aparecida Ferreira, destacou que nestes 21 anos a Casa desenvolveu inúmeros projetos voltados ao acesso das mulheres no mercado de trabalho e geração de renda com a oferta de cursos profissionalizantes,  ações educativas por meio de palestras, seminários, oficinas sobre saúde, legislação e distribuição de kits de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“Ao longo destes anos foram feitos mais de 20 mil atendimentos em diversas áreas, como por exemplo, acolhimento a mais de 1000 pessoas entre mulheres, crianças e travestis vítimas de violência, abordagens e assistência social”, pontuou a Presidente da Casa 8 de Março.

De acordo com o deputado federal Vicentinho Júnior, “o trabalho da instituição é fundamental para a equidade de gênero e contribui para a promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais das mulheres, principalmente aquelas em situação de prostituição e vulnerabilidade social”.

Dados

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) aponta dados alarmantes sobre o número de mulheres vítimas de violência no Estado. Entre furtos, roubos, lesões corporais, e sequestros, foram registrados 42 casos, 61 homicídios, sendo seis considerados feminicídios, 43 tentativas de homicídios e 688 estupros em 2018. A SSP registrou 79 casos de homicídios em 2017 e seis tentativas.

Prêmio

O prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades que se destacam na promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde das mulheres. As instituições vencedoras são definidas por voto direto. Na premiação são concedidos cinco diplomas de menção honrosa na semana do dia 28 de maio, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.