Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Estação meteorológica localizada no município de Almas/TO

Estação meteorológica localizada no município de Almas/TO Foto: Arquivo Seagro

Foto: Arquivo Seagro Estação meteorológica localizada no município de Almas/TO Estação meteorológica localizada no município de Almas/TO

Desde o início do período chuvoso, de outubro do ano passado a março deste ano, as condições climáticas no Tocantins marcam instabilidade pluviométrica. A previsão meteorológica continua apontando chuva irregular para os próximos meses. A informação é do meteorologista e professor da Unitins, José Luiz Cabral.

O meteorologista reforça que essa instabilidade é decorrente de vários fatores influenciados por fenômenos meteorológicos, que provocam as irregularidades das chuvas e sua má distribuição. “meteorologia continua trazendo muitas incertezas de vários fenômenos na América do Sul, provocado ora pelo El Nino, ora pelo aquecimento do Atlântico Sul, causando uma incerteza climática, principalmente na região central do Brasil”, disse acrescentando que na segunda quinzena de fevereiro houve a atuação da zona de convergência do Atlântico, fenômeno transitório decorrente desse período.

Cabral explica ainda que teve um grande volume pluviométrico distribuído de forma irregular, mascarando as médias acumuladas mensais.  “Houve predominância de chuvas irregulares na região sul do Estado, interferindo no manejo da cultura, porém, sem maiores consequências”, destacou.

O especialista também ressaltou que alguns municípios tiveram chuvas mensais acima da média histórica da região. 

Portal

O Portal da Agrometeorologia pode ser acessado pelo banner no site (seagro.to.gov.br) ou endereço direto: agrometeorologia.seagro.to.gov.br.

A Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro) disponibiliza, neste portal, várias informações de grande importância ao produtor rural. Nele podem ser acessados o balanço hídrico de cultivo, previsão do tempo, dados das estações meteorológicas, histórico de chuvas para diferentes regiões do Tocantins, dentre outras informações.