Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Professor José Luiz Cabral explica sobre as mudanças climáticas do período

Professor José Luiz Cabral explica sobre as mudanças climáticas do período Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Professor José Luiz Cabral explica sobre as mudanças climáticas do período Professor José Luiz Cabral explica sobre as mudanças climáticas do período

Os tocantinenses, sobretudo os que moram ao Sul do Estado, devem ter notado a queda acentuada da temperatura nas madrugadas. Santa Rosa do Tocantins registrou a mínima de 14,8 graus na madrugada de quinta-feira, 16. Durante o dia a temperatura se mantém alta provocando um forte contraste, com noites frias e dias quentes. Um fenômeno físico previsível que todo ano se repete, mas que traz preocupação.

O meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, ressalta que nesta época do ano as temperaturas mínimas tendem a cair em função da ausência de nebulosidade. Cabral comenta que as noites não têm tido nuvens e essa ausência provoca perda radiativa. “É que durante o dia os raios solares aquecem a superfície da terra, o solo e atmosfera, mas durante a noite o sol vai embora, como não tem nuvens nós perdemos todo este aquecimento para atmosfera”, explicou o meteorologista que também é professor.

Cabral destaca ainda que outra característica desse ar quente e seco, além de baixar as temperaturas mínimas com a ausência nebulosidade, são os baixos índices de umidade relativa do ar. Ele aponta que, de acordo com dados do Nemet/RH, o Tocantins já registrou índice de umidade relativa do ar em torno de 20%. Para ele, é o início de um período muito crítico e o que preocupa é que chegou mais cedo que os outros anos. “Nós temos presenciado esses índices, em torno de 20%, nos meses de agosto e setembro, mas neste ano, na primeira quinzena de julho, já temos umidade relativa do ar baixa. É a sinalização que a massa de ar está quente, seca e que funciona como um bloqueio atmosférico”, ressaltou Cabral.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável de umidade do ar deve estar acima dos 30%. Níveis baixos podem provocar desconforto e favorecer o aparecimento de doenças do sistema respiratório.

O meteorologista avalia que este período de baixas na temperatura e umidade do ar devem se estender até setembro. Veja aqui mais dados relacionados à previsão do tempo no Tocantins.