Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Echar 20D é o primeiro da região Norte, segundo informações do Banco da Amazônia

O Echar 20D é o primeiro da região Norte, segundo informações do Banco da Amazônia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O Echar 20D é o primeiro da região Norte, segundo informações do Banco da Amazônia O Echar 20D é o primeiro da região Norte, segundo informações do Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia, através da agência de Pedro Afonso (TO), financiou no início deste mês o primeiro equipamento da região Norte para o desempenho dos trabalhos de mapeamento com drone no Estado. É o aparelho Echar 20D que atuará tanto em trabalhos topográficos, quanto georreferenciamento de imóveis rurais, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e geração de mapas para clientes da área agrícola, já se encontra em uso pelos clientes.

Fabiano Varela é agricultor na região de Pedro Afonso e tem utilizado o aparelho no desempenho das atividades em sua lavoura, ele deixa clara a eficácia que o equipamento trouxe. “O drone sobrevoou minha lavoura umas quatro vezes e foi muito importante, porque me forneceu informações a respeito da correção da precisão do solo, coisa que eu nem tinha conhecimento”, destacou o agricultor.

O Echar 20D é consolidado como um dos drones mais confiáveis do Brasil e é indicado para o mapeamento de médias e grandes áreas e traz inovações que contribuem para tornar sua operação mais simples, versátil e robusta. Atualmente, o equipamento é o único drone do país preparado para a realização de voos além da linha de visada.

Para o superintendente do Banco da Amazônia no Tocantins, Marivaldo Melo, esse financiamento é mais um grande passo para o avanço na tecnologia da informação rápida e precisa, além de cumprir a missão do Fundo Constitucional de Investimento do Norte (FNO) que é gerar investimentos. “A agricultura de precisão tem evoluído bastante e o Banco como indutor de inovação tecnológica e modernidade, fica muito satisfeito em ver que os produtores agrícolas do estado estão procurando o banco para se modernizar, estamos cumprindo a missão do FNO que inclusive completa 30 anos agora em 2019, e tem como uma das premissas justamente isso que é financiar projetos na área da inovação tecnológica”, comentou.  

Echar 20D

O Echar 20D da XMbots, avaliado em R$ 189 mil é equipado com o sistema HA (High Accuracy), possui sensor RGB XM3 de 24 Mpix e uma câmera Micasense RedEdge.

FNO

Criado em 1988 (artigo 159, inciso I, alínea "c" da Constituição da República Federativa do Brasil e artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) e regulamentado em 1989 (Lei nº 7.827, de 27/09/1989), o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco da Amazônia que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região Norte, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades.

Banco da Amazônia

Com 76 anos de atividade, o Banco da Amazônia é a principal instituição financeira de fomento da Amazônia. Atua em nove estados brasileiros, investindo em empreendimentos rurais e urbanos, que possibilitem o desenvolvimento da região. Confira mais informações no site www.bancoamazonia.com.br e nas redes sociais do Banco.