Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Para Tiago Dimas, exclusividade em rotas é nociva para a população

Para Tiago Dimas, exclusividade em rotas é nociva para a população Foto: Jeremias Alves

Foto: Jeremias Alves Para Tiago Dimas, exclusividade em rotas é nociva para a população Para Tiago Dimas, exclusividade em rotas é nociva para a população

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) disse, nesta quinta, 21 de março, esperar que o projeto de lei 724/2015 aprovado na noite desta quarta-feira, 20 de março, pelo Plenário da Câmara dos Deputados possibilite o crescimento da aviação regional, reduzindo os altíssimos valores cobrados por esses voos atualmente. O projeto libera o mercado para que empresas estrangeiras possam operar no Brasil.

Atualmente, o mercado brasileiro está concentrado, quase que na sua totalidade, em quatro grandes companhias, das quais uma está em processo de falência. No Tocantins, há uma grande escassez de voos, com apenas três destinos diretos saindo de Palmas e somente um voo interno. “Os moradores de Araguaína e de Palmas sabem do que estou falando. Está caríssimo viajar de avião, além de haver poucos voos. A exclusividade em algumas rotas faz com que as companhias elevem o preço das passagens a valores impraticáveis”, destacou o parlamentar, que vem acompanhando a questão e trabalhando para encontrar melhorias.

O deputado ressaltou, ainda, que o projeto de abertura garante novos empregos no País, pois há exigências de contratação de brasileiros e instalação de base das empresas em território nacional.

Araguaína

Ao mesmo tempo em que atua por medidas estruturantes, o deputado Tiago Dimas terá, nos próximos dias, reunião com a Azul Linhas Aéreas, que no passado indicou a necessidade de ter incentivo fiscal para poder operar em novas rotas, como Araguaína.

A empresa já operou na cidade e agora pode contar com grandes isenções de ICMS (Imposto sobre Circulação de mercadorias e Serviços de Quaisquer Natureza) concedidos pelo governo do Tocantins por meio de Medida Provisória expedida em fevereiro. “Agora, vou fazer gestão para que esse benefício seja revertido em mais uma linha interna”, salientou o congressista.

Também no mês passado, Tiago Dimas acompanhou o prefeito da cidade, Ronaldo Dimas em reunião na SAC (Secretaria de Aviação Civil), aonde projeto de modernização do aeroporto de Araguaína passa pelos últimos ajustes técnicos. O projeto, que vai dar mais condições para ao aumento do número de voos no município, está orçado em cerca de R$ 40 milhões de recursos federais.