Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Centrais sindicais, movimentos sociais do campo e da cidade realizam nesta sexta-feira (22), por todo o País, manifestações referentes ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. No Tocantins, várias cidades realizarão atividades em defesa da aposentadoria e contra a Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal. Na Capital, a manifestação está marcada para às 8h, com concentração em frente a agência do INSS.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) convocou paralisação das atividades escolares. A categoria foi chamada para participar dos protestos contra a PEC 6/2019, que modifica o sistema de previdência social. Em Palmas, não haverá aulas na rede municipal de ensino.

Os professores estão entre os mais impactados pela proposta da Reforma, já que o texto propõe o fim da aposentadoria especial do magistério.

Para os professores e as professoras da educação básica foram mantidas as propostas do texto extraoficial. Ou seja: as regras para os futuros docentes (redes públicas e privada) exigirão 60 anos de idade e 30 anos de contribuição, para homens e mulheres.

Já a regra de transição para os atuais professores do nível básico foi piorada, exigindo-se, por exemplo, no caso dos servidores públicos, a idade mínima de 60 anos (ambos os sexos) para se obter a integralidade dos proventos, aos que ingressaram até 31.12.2003. Para todos os demais, inclusive aqueles que ingressaram na data supracitada, mas que não alcançarem 60 anos de idade, valerá a regra geral de 60% do total da média remuneratória, a partir dos 20 anos de contribuição, acrescido de 2% a cada ano adicional, podendo totalizar 100% da remuneração aos 40 anos de contribuição.

A PEC 6/2019 mantém a maior parte das mudanças anunciadas na versão preliminar (extraoficial), porém amplia a abrangência das medidas que afetarão gravemente os segurados dos regimes Próprios (servidores públicos) e Geral (INSS) de Previdência.

“Vamos lutar pelo direito a Aposentadoria, pela Previdência Social e contra essa reforma maldosa que propõe o fim da aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras. É preciso enfatizar que também somos contrários a substituição dos regimes próprios e Geral pelo sistema de capitalização proposto pelo Governo”, disse o presidente do Sintet e da Central Única dos Trabalhadores no Tocantins (CUT), José Roque Santiago.

No Tocantins, os atos contam com participação das centrais sindicais: CUT, NCST, CTB, Força Sindical, UGT, Pública e CSP- Conlutas e de diversos movimentos sociais.

Confira os locais e horários das manifestações no Estado do Tocantins:

Palmas-Tocantins

Paralisação de atividades em todas as escolas da Rede Municipal-

Manifestação em frente ao INSS. Concentração às 8h, no INSS.

Tocantinópolis-TO

Manifestação em frente ao INSS, às 8h.

Gurupi-TO

Manifestação no Parque Mutuca, concentração às 9h.

Colinas do Tocantins 

Concentração na Praça 7 de setembro, às 7h30

Caminhada pelas ruas centrais – Encerramento com Ato Público na Rua 03, esquina com a Avenida Tenente Siqueira Campos.

 Augustinópolis-TO

Concentração na Praça Ary Valadão Filho, às 9h30.

Dianópolis-TO

Paralisação das atividades escolares e manifestação nas ruas da cidade, Concentração no Sintet, às 8h.

Conceição do Tocantins

Palestra dia 22, às 19h30, na Câmara Municipal- Com vereador Drawlas Ribeiro (PT).

Araguaína - TO

Concentração no Sintet, às 7h.  Caminhada ao INSS.

Miracema do Tocantins

Debate sobre a Reforma da Previdência, às 8h30, no C.E.M. Santa Teresinha.

Arraias –TO/municípios da regional

Paralisação das atividades escolares: Colégio JBC, Escola Silva Dourado, Arraias/Canabrava: Escola Zulmira Magalhães, Colégio Joao D’ Abreu, Escola Agrícola – Zona Rural de Arraias.

Aurora-TO

Paralisação das atividades: Colégio Estadual Ranulfa, Escola Est. Dona Inês, Escola Municipal Marcolina;

Lavandeira-TO

Paralisação das atividades no Colégio Estadual Lavandeira;

Combinado-TO

Paralisação das atividades na Escola de tempo Integral Girassol e Escola Augusta Vaz;

Novo Alegre-TO

Paralisação das atividades escolares.

Municípios de Paraíso do Tocantins e Porto Nacional-TO

Participarão da mobilização na Capital.