Iniciou nesta última segunda, 25, o treinamento para instrutores e tutores do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) sobre motivação e didática para aperfeiçoar suas técnicas ao transmitir conhecimentos para produtores rurais no Estado.
Nesse período, segundo o Instrutor do Senar Administração Central – Brasília/DF, Luiz Felipe Escarlate, eles receberão mais subsídios para serem além de instrutores técnicos, agentes de motivação junto ao homem do campo.
O curso contemplará temas como teorias motivacionais, pressupostos para motivar um adulto, comunicação eficaz e o modelo ARCS, que trabalha com os conceitos de atenção, relevância, confiança e satisfação.
A instrutora Klísia Cristina Oliveira disse que o treinamento está sendo bom por agregar outro tipo de conhecimento, além do técnico e por ensinar métodos importantes para uma boa comunicação e entendimento com o produtor rural “O agricultor já passa por tantas frustrações e desafios que se não houver uma transmissão e motivação na fala do instrutor, ele pode desistir. É preciso cativá-los também, trazê-los para perto, não só ensinar técnicas agrícolas”, afirmou.
Para o presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, é fundamental investir nas capacitações para os instrutores, que através dos treinamentos ministrados representam a Instituição. “Quanto mais estiverem alinhados e capacitados com a metodologia, bem como adquirirem mais ferramentas educacionais para transmitir e compartilhar conhecimentos, melhor será o resultado para nosso público alvo”.
Ele complementa ainda que a motivação e a didática são fundamentais no exercício da função de instrutor e demonstra, sobretudo, a preocupação permanente do Senar em aprimorar suas ações de educação profissional destinadas aos produtores rurais.