Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins é um dos estados alvos da Operação Contaminatus, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 27, para investigar e combater o contrabando de cigarros e agrotóxicos. Juntamente com o Tocantins, a operação também é realizada nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.

Em Paraíso, a 60 km de Palmas, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Além da prisão também foi cumprido um mandado de intimação na cidade que, segundo a PF, era uma espécie de base para a quadrilha. A partir de Paraíso, mercadoria contrabandeada era distribuída para outras cidades do Tocantins.

As investigações demonstraram que empresas podem ter sido fundadas para emitir notas fiscais que davam uma aparência de legalidade ao transporte dos produtos contrabandeados. A organização criminosa contrabandeava as mercadorias do Paraguai para estes estados brasileiros.

Oito mandados de prisão preventiva por tempo indeterminado estão sendo cumpridos. Os mandados foram expedidos pela 1° Vara Federal de Guaíra (PR), cidade que, segundo a PF, é o local onde os chefes da quadrilha moram.

Ainda segundo a  Polícia Federal, também estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, além do sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias de diversos investigados.

Cerca de 80 agentes da PF trabalham na operação nos cinco estados. O nome “Contaminatus”, que significa contaminado em latim, faz referência ao uso de agrotóxicos proibidos em lavouras no Brasil e ao modo de operação do grupo criminoso. (Atualizada às 11h33)