Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Preocupado com a proteção de estudantes e de profissionais nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), o vereador Moisemar Marinho (PDT) requereu, em caráter de urgência, ao Poder Executivo Municipal, a contratação de empresa de segurança para os referidos locais.

De acordo com o vereador, a intenção é prevenir  tragédias como a que aconteceu no último dia 13, em Suzano (SP), na Escola Estadual Professor Raul Brasil. “Controlar o acesso de indivíduos às dependências da escola é uma das principais funções da segurança escolar. Após fazer algumas visitas, vi a fragilidade das nossas escolas municipais e o quanto é importante contratar profissionais para prevenir possíveis tragédias”, afirmou o vereador.

Segundo ele, uma equipe de segurança sabe lidar com possíveis emergências que possam ocorrer no ambiente escolar. “Inclusive, deve haver um Plano Operacional de Emergência [POE], o qual traz todos os procedimentos necessários para que os profissionais sejam treinados. As principais situações do plano devem envolver assaltos, sequestros, emergências médicas, incêndios, tempestades, queda de energia e possíveis atentados”, explicou.

Entenda

No dia 13 de março dois ex-alunos da Escola Estadual Raul Brasil, localizada no município de Suzano, na grande São Paulo, entraram armados nas dependências da escola, mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias, e feriram mais 11 estudantes. A investigação apontou que, logo após o ataque dentro da escola, o mais novo matou o mais velho e, em seguida, se suicidou.