Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em busca de melhorias para o setor industrial, empresários da região sul de Palmas/TO participaram no último final de semana de uma audiência realizada entre poder público e Associação Comercial e Industrial de Taquaralto. Na ocasião, eles debateram sobre regularização fundiária do local, recuperação das áreas que estão em especulação sem atividade fomentadora e novas instalações industriais na Capital. 

O encontro também pautou mecanismos e soluções para a infraestrutura da área onde estão instaladas as empresas na região sul de Palmas, tal como asfalto, luz, água, esgoto, transporte e limpeza pública. 

Para o  diretor da Cervejaria Jalapa, Rafael Barros, as demandas do setor precisam ser sanadas. A reunião, que aconteceu na cervejaria, abriu espaço para que os empresários pudessem apresentar suas reivindicações. 

“Acreditamos no poder do diálogo e do debate para chegarmos em um consenso de melhorias em nossa região, que tem um poder altamente explorável para atividades econômicas. Desta forma podemos alavancar o crescimento industrial da nossa cidade, mas para isso, precisamos de desenvolvimento na infraestrutura por parte do poder público”, ponderou. 

No encontro, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Adriana de Almeida Silva Lima, ressaltou que o poder público apoia os empresários do local. Segundo a secretária a Prefeitura, a gestão busca transparência e resultados diante das necessidades do segmento, como por exemplo, o problema da falta de luz no setor.

Ainda na audiência, ela solicitou o nome e atividade de cada empresário que estava presente na reunião. De acordo com ela, conhecer o ramo de cada indústria é importante para realizar o levantamento da área. “O empresário merece todo respeito. Com essa condição estamos mapeando e contando com o levantamento da Associação para dar celeridade para aquelas pessoas que já estão trabalhando. Com a documentação organizada, falta somente o ato da área administrativa para colocarmos dentro da legalidade estes estabelecimentos”.

A secretária pediu aos empresários um prazo de três meses para que a Prefeitura de Palmas construa um projeto beneficiando a infraestrutura do setor industrial. Segundo Adriana, a proposta seria encaminhada posteriormente à Câmara dos Vereadores. “Precisamos de transparência. Essa é nossa parte nesse primeiro ato. Vamos sentar com as outras secretarias e ver o que temos de recursos e ver o dinheiro que está vindo. Esse é um trabalho de construção. Nosso compromisso é dar legalidade a vocês para que tenham condições jurídicas para investimentos”.