Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) recebe nesta quarta-feira, 03, às 09, em sua sede Administrativa, localizada na região Norte de Palmas, a pastora Morgana Macena, indicada pelo Instituto Oslo, da Noruega, ao prêmio Nobel da Paz 2019. Macena é Diretora da Mulher no Ministério da Família, Mulher e dos Direitos Humanos (MFMDH), comandada pela ministra Damares Alves.

A convite da ATM e do Governo do Estado, por meio da coordenação do ex-prefeito de Almas e jornalista, Goianyr Barbosa, a diretora vem lançar diversas ações sociais que serão realizadas pelo ministério nos municípios tocantinenses, inicialmente naqueles presentes no território do Jalapão e na região Sudeste do Tocantins.

Resultados esperados

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, enaltece a presença da diretora no Tocantins. “Vem para lançar ações e firmar parcerias que trarão projetos revolucionários na atenção e cuidado dado as famílias, em especial as mulheres e crianças. Ganham os municípios, ganha o Estado do Tocantins, com o favorecimento das ações do ministério em solo tocantinense”, comenta.

Ações

No Tocantins, Macena deverá assinar convênio com a Prefeitura de Palmas para aquisição pelo Ministério de terreno para a construção da Casa da Mulher Brasileira na capital tocantinense. Além disso, lançará programa de ações sociais do MFMDH no Tocantins, como destaque para temas como gravidez na adolescência, violência contra a mulher, alfabetização para adultos, exames preventivos, entre outros temas.

As ações do Ministério no Tocantins devem contemplar todos os municípios tocantinenses, inicialmente aqueles situados na região do Jalapão e Sudeste do Estado.

Perfil

Por mais de duas décadas, Morgana Macena se dedica a defender a infância de centena de milhares de crianças em situações de violência, abusos sexuais, estupro, exploração e tráfico. Por essa atuação, Macena foi condecorada com o título de embaixadora cultural da Fundação DUNA, entidade que desenvolve programa sócio-econômico-educacional.

Além disso, foi convidada pela ministra Damares Alves a integrar o quadro do MFMDH, no cargo de Diretora da Mulher, responsável pelas políticas públicas voltadas às mulheres brasileiras. Atualmente, está sendo indicada pelo Instituo Oslo da Noruega, ao prêmio Nobel da Paz 2019, devido ao seu trabalho em prol dos direitos, da segurança, da proteção, da educação, da paz e do bem-estar infantil.