Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcos Filho Sandes Ação mais recente foi registrada no Setor Oeste, onde três placas foram depredadas Ação mais recente foi registrada no Setor Oeste, onde três placas foram depredadas

Mais uma ação de vandalismo ao patrimônio público foi registrada nos últimos dias em Araguaína. Dessa vez, o alvo foram as placas de sinalização de trânsito da Avenida Independência, no setor Oeste.

De acordo com dados da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), em 2018, foram 13 placas e 14 postes depredados e substituídos em toda a cidade. Cada placa custa R$ 150 e o preço unitário do poste é de R$ 110. “Há mais despesas para a implantação que não conseguimos contabilizar, como a mão-de-obra e combustível”, explica o diretor de Engenharia e Planejamento da ASTT, Caio Augusto Lobo.  

A ausência das placas confunde os motoristas e pode causar acidentes de trânsito. O recurso investido para recuperar as placas vandalizadas poderia ser utilizado em outras melhorias para a comunidade.

O que diz a lei

O vandalismo ao patrimônio público é crime punível com multa e pena de detenção, que pode chegar a até três anos, conforme determina o Artigo 163 do Código Penal.

A população pode ajudar a conservar o patrimônio público, denunciando qualquer ato de vandalismo. Basta acionar a Polícia Militar (PM), por meio do 190, que as providências cabíveis serão tomadas.

Trânsito mais seguro

Desde 2013, a Prefeitura vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 400 quilômetros, sinalização, implantação de calçadas acessíveis com centro-guia, ciclovias e remanejamento do sentido de algumas ruas e avenidas.

Além disso, as ações de educação para o trânsito e implantação de redutores de velocidade em pontos críticos vêm colaborando para a redução do número de infrações em 352% no comparativo entre 2015 e 2017. Ainda, diminuiu em 40% do número de acidentes registrados no trânsito araguainense se comparados os mesmos períodos.