Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

José Aparecido do Nascimento é presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Tocantins

José Aparecido do Nascimento é presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação José Aparecido do Nascimento é presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Tocantins José Aparecido do Nascimento é presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Tocantins

Os segmentos autônomo e empresarial do transporte rodoviário de carga e de passageiros decidem lançar candidaturas nas eleições proporcionais de 2020 e nos pleitos posteriores. O objetivo é eleger parlamentares para Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional, com vistas a contar nessas instâncias com representantes que encaminhem as reivindicações da categoria e promovam as mudanças constitucionais necessárias. Essa busca de representatividade vem sendo debatida e maturada em âmbito nacional e corroborada pelas entidades regionais da categoria.

O representante legal do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), Nélio Botelho, entre outras instituições do ramo, defende o lançamento das candidaturas em todo o Brasil por acreditar que essa é a melhor maneira de assegurar aos transportadores voz e vez na política.

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins (Sindcamto), José Aparecido do Nascimento, afirma que apesar do movimento não participar com candidaturas no executivo, mesmo assim pretende dar apoio a concorrentes que tenham visão nova e reputação ilibada que defendam os direitos da categoria bem como da coletividade. Com esse perfil, no caso do Tocantins, serão apoiados postulantes a prefeitos em Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, e outras cidades em que o segmento por ventura definir.

O presidente do Sindcamto afirma que, embora o caminhoneiro seja um profissional que ajuda alavancar o progresso do País, transportando sua riqueza, sempre é penalizado pelas decisões políticas. "Por isso a disposição de entrar diretamente na política partidária”, diz. 

A decisão tem apoio da Confederação Nacional, das federações, sindicatos estaduais e outros organismos da categoria.