Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação  Tecnologia de manejo de alevinos de Tilápia é demonstrada a técnicos na fazenda Aquabel Tecnologia de manejo de alevinos de Tilápia é demonstrada a técnicos na fazenda Aquabel

Uma visita de técnicos do Governo Federal aos parques aquícolas de Brejinho de Nazaré e Sucupira, nesta terça-feira, 2, fez parte da programação das atividades do projeto Rota do Peixe, desenvolvido para fortalecer o setor da produção de pescado em polos no Tocantins.

A comitiva também visitou os laboratórios das fazendas Aquabel e São Paulo, também no município de Brejinho de Nazaré, onde são produzidos alevinos de Tilápia e Tambaqui.  As fazendas, consideradas modelo no estado, neste tipo de atividade, vendem sua produção para a Região Sul e Sudeste do país.

O evento, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretariada Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e Ruraltins, prossegue nesta quarta-feira, 3, com a realização da 1ª Oficina de Planejamento da Rota do Peixe.

O projeto Rota do Peixe é uma ação integrada governo federal, que tem como objetivo alavancar a cadeia produtiva do setor. As ações são coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a Secretaria da Aquicultura e Pesca/Mapa, e pelo Núcleo  de Apoio dos Arranjos Produtivos Locais.

Programação

O grupo iniciou a visita técnica pelo Parque Aquícola de Brejinho de Nazaré, no Rio Tocantins, onde estão instalados em torno de 30 tanques-rede onde são cultivados espécies como Caranha, Surubim, Piau e Tambaqui. O parque tem capacidade para receber 1.300 tanques-redes.

O produtor Nelson Pereira do Santos, há três anos cria peixe no local, e segundo ele, o produto está difícil de ser encontrado, por isso,  resolveu apostar  na atividade.  Ele conta que o lucro vem de seis em seis meses, quando é feita a despesca. “Mas é garantido”, assegurou.

À tarde, a comitiva de técnicos visitou ainda a sede da Embrapa Aquicultura e Pesca e o Parque Aquícola de Sucupira, no Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, ao Norte da Capital.­­­­­­­

Segundo o coordenador de Projetos Integrados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Joaquim Carneiro, o Tocantins foi escolhido para sediar o projeto piloto de implantação da Rota do Peixe, após um levantamento feito pelo ministério em parcerias com outras instituições, que levou em conta o modelo de estruturação do arranjo produtivo local.

“Definimos o Tocantins como polo piloto para a Rota do Peixe, após analisarmos o volume da produção, cruzando com informações sobre a oferta de recursos hídricos, áreas de usinas alagadas e também o nível organizacional da cadeia produtiva”, explicou.  

Oficina

A programação segue nesta quarta-feira, com a realização da 1ª Oficina de Planejamento da Rota do Peixe, no auditório da Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/Sescoop) do Tocantins, localizada à Avenida Juscelino Kubitscheck, Quadra 110 Norte, lote 11, Plano Diretor Norte.

Segundo o coordenador do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais no Estado do Tocantins (NEAPL/TO), Marcondes Martins,  neste primeiro momento, a Rota do Peixe está definindo ações estruturantes para o  Polo Aquícola de Almas e, no segundo momento, serão  trabalhadas ações estruturantes para os parques Aquícolas de Brejinho de Nazaré, Sucupira e   Lajeado, onde foi  identificado, pela Rota do Peixe, um grande potencial para Aquicultura.

“A ideia é definir as prioridades e a organização dos polos para que  possamos viabilizar os projetos estruturantes para a captação de recursos pelos ministérios visando o fortalecimento do arranjo produtivo da piscicultura no Tocantins”, disse.