O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu na tarde desta sexta-feira, 5, os empresários da construção civil na vice-governadoria, no Palácio Araguaia.
Os engenheiros Valdeci Júnior e Edmilson Camilo, acompanhados da engenheira e diretora de Habitação Social, Roberta Castro, apresentaram ao vice-governador, modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em habitação popular, onde a Caixa, Estado e Município, junto com as construtoras são uma boa solução para equacionar problemas em algumas localidades/cidades. Segundo os engenheiros, o modelo de PPP viabiliza com financiamento da Caixa.
O vice-governador afirmou que a modalidade chega a ser um alívio para o caixa do Governo e que pode viabilizar investimentos no curto prazo e pagá-los de maneira parcelada. “As parcerias permitem que governo e empresários, que possuem capital invistam em áreas de interesse público, ou seja, podem ser tocadas pela iniciativa privada mediante contrato gerido pelo poder público”, disse.
Na modalidade PPPs, as empresas executam e operam projetos e o Governo pode solicitar ao privado que realize investimentos de requalificação do entorno onde serão construídas as habitações populares, como construção de equipamentos públicos, melhoria de infraestrutura logística, entre outros. É possível, ainda, que parte da remuneração do privado seja feita com a venda de terrenos e unidades excedentes, reduzindo os gastos do Governo e permitindo uma ocupação mista (lojas comerciais e residências, tanto de maior padrão quanto de menor padrão).
O vice-governador agendará um novo encontro com os empresários para que juntamente com o governador Mauro Carlesse e o secretário da Fazenda e Planejamento sejam discutidos dados econômicos e financeiros.