Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Construída em 1998, residência oficial nunca chegou a ser ocupada por nenhum gestor

Construída em 1998, residência oficial nunca chegou a ser ocupada por nenhum gestor Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Construída em 1998, residência oficial nunca chegou a ser ocupada por nenhum gestor Construída em 1998, residência oficial nunca chegou a ser ocupada por nenhum gestor

O governador Mauro Carlesse (PHS) negou através de sua assessoria que pretenda se mudar para a Residência Oficial do chefe do Estado como tem sido divulgado e compartilhado ultimamente em meios de comunicação e redes sociais no Tocantins.

A assessoria de Carlesse esclareceu ao Conexão Tocantins que em momento algum o governador manifestou que pretende morar no local e acrescentou que, ao contrário do que foi divulgado, não está acontecendo nenhuma reforma no local, mas sim uma manutenção.

A Secretaria Estadual da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinfra) já havia informado anteriormente que a manutenção tem o objetivo de devolver ao imóvel suas condições originais após a saída da sede da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro) do local. “O pacote de serviços engloba a retirada das adaptações realizadas pela Seagro, a manutenção da cobertura com correção de infiltrações e a manutenção dos sistemas elétrico e hidráulico”, informou a Seinfra.

A pasta informou ainda que a necessidade de reforma no imóvel só será decidida após a manutenção e análise de uma equipe de engenharia, bem como projeto e custos. “Posteriormente, a pasta irá atuar no processo administrativo para contratação dos serviços. Não há previsão para a conclusão dos serviços”, concluiu.

No período em que o prédio foi ocupado pela Seagro a residência sofreu alterações em sua estrutura. Divisórias foram instaladas, aberturas foram feitas nas paredes para a passagem de cabos e outros dispositivos. Isso somado ao tempo de existência do imóvel - 20 anos sem manutenção - fez com que infiltrações e rachaduras aparecessem, comprometendo ainda mais a estrutura.

O Conexão Tocantins solicitou à Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) fotos do interior do imóvel no período em que foi ocupado pela Seagro para demonstrar o estado de deterioração do prédio, mas até o momento não recebemos as imagens.

A Residência 

A construção da residência oficial foi iniciada em 1998 pelo então governador Siqueira Campos e concluída somente em 2012. O imóvel - que ficou conhecido como Casa Branca do Tocantins - foi originalmente projetado para ser a residência oficial do chefe do Poder Executivo e também para receber autoridades políticas e comitivas internacionais em visita ao Estado.

Entretanto, desde que foi construída, a residência nunca foi utilizada para tal finalidade e sequer foi habitada por algum governador. A casa possui quatro mil m² e conta com espaços destinados a biblioteca, cinema, gabinete do Governador, recepção social, suítes para convidados e familiares, elevadores e outras dependências. Na época o investimento foi de R$ 10 milhões.

A mansão fica localizada na quadra 112 norte, no terreno do Palacinho - antiga sede do Poder Executivo do Estado.