Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os moradores de Araguaína que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano podem ter uma importante ajuda nos estudos através da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Até o dia 10 de abril estão abertas as inscrições para o cursinho pré-vestibular do Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu). São 80 vagas disponíveis e as inscrições são feitas na Direção do Câmpus, na Unidade Cimba. Não há cobrança de taxa de inscrição e nem de mensalidades.

As aulas começam em 27 de abril e seguem até 2 de novembro. O horário das aulas é sábado o dia inteiro e domingo até às 12h.

Retribuição

Uma novidade desta edição é que alguns dos calouros que estudaram no cursinho no ano passado serão voluntários no projeto. O objetivo é aprimorar e melhorar o projeto do cursinho a cada ano.

Apoio Institucional

Segundo um dos coordenadores do projeto em Araguaína, o estudante Murilo de Paula, o cursinho teve inicio em 2017/2 por iniciativa dos estudantes de graduação com uma turma de 70 alunos. “Funcionamos até um dia antes da prova do Enem, com aula de encerramento no parque Cimba. No final tivemos mais de 41 alunos aprovados em várias instituições de ensino superior”.

Já em 2018/1, a Direção do Câmpus apoiou a institucionalização do projeto pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) via Padu, obtendo sete bolsas no valor de R$ 400 durante sete meses.

Murilo explica que com o apoio foram ofertadas 150 vagas para o cursinho na última edição, com 498 candidatos inscritos. “Tivemos inicio das aulas em março, terminando em novembro, novamente um dia antes da prova do Enem, com aula de encerramento no parque Cimba e aprovação chegando a 70%”.