Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo/Seagro

Foto: Arquivo/Seagro

Com proposta de levar para a pecuária de corte tecnologias que visam melhorar a produtividade com sustentabilidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, realiza nesta quinta-feira, 11, no município de Almas (TO), a primeira etapa do Circuito Tocantins de Pecuária Sustentável. O evento acontece dentro da Feira de Exposição Agrosudeste, no Colégio Agropecuário daquele município, com início às 14h.

De acordo com a médica veterinária da Secretaria da Agricultura, Érika Jardim, o Circuito visa fortalecer a 2ª Cadeia da Pecuária de Corte, 2ª mais produtiva no Tocantins onde estão sendo construídos os oito matadouros frigoríficos nos municípios de: Wanderlândia, Araguanã, Campos Lindos, Barrolândia, Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus, Ananás e Arapoema, com recursos do Banco Mundial.

O Circuito busca também promover o desenvolvimento da pecuária nos municípios e regiões circunvizinhas, melhorando a produção e produtividade dos rebanhos de forma sustentável por meio do uso das pastagens já existentes, o que é uma vantagem competitiva para o Tocantins.

São parceiros no evento: Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) empresas privadas do setor: Taura e Premix.

Dados: A ação teve início em março de 2018, ano em que foram realizados cinco circuitos, qualificando para o trabalho 150 pessoas, entre pecuaristas, técnicos da área e estudantes.

Programação:

Palestra - “O avanço do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa”. Palestrante: Inspetor de Defesa Agropecuária - Adapec João Eduardo Pinto Pires;

Caso de Sucesso - Agropecuária Morro Branco em Novo Jardim - Pecuarista Murilo Sharp;

Palestra - “Fatores que influenciam diretamente nos resultados de IATF -  Alexandre Gasparim da Taura;

Palestra - “Resultados na Integração Lavoura Pecuária” - Palestrante: Médico Veterinário responsável técnico e comercial da Premix, Marcelo Dominici Ferreira;

Palestra – “Resultados do Impacto do Programa Pró Genética” gerente da ABCZ Tocantins, Luiz Fernando Salim.

 Sugestão de legenda: A primeira etapa do Circuito de Pecuária Sustentável de 2019 acontece dia 11, em Almas.