Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Faet

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO), o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Araguaína e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizaram o lançamento do Projeto Ubuntu na Comunidade Quilombola Grotão, localizada próxima ao município de Filadélfia. Participaram do evento a presidente licenciada senadora Kátia Abreu, várias autoridades da região e a comunidade.

Voltado para a qualificação teórica e prática da população da comunidade quilombola do Grotão, o Senar implantou e está executando o projeto que vai capacitar todas as famílias residentes no Quilombo, para a produção cooperada de horticultura, avicultura, piscicultura e produção de mandioca, além de auxiliar a inserção dos produtos no mercado, como forma de geração de renda e inclusão social das famílias.

O presidente do sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, falou da importância dessa parceria, o Senar foi contratado para implantar as cadeias produtivas aqui para essas famílias, para nós é uma alegria muito grande poder contribuir com a mudança de vidas dessas pessoas. “O intuito do projeto é o resgate e manutenção das tradições culturais, promover o aumento da renda do Quilombo, com a utilização de tecnologias inovadoras, através de cursos, palestras, e capacitações realizadas através dos nossos programas. ” Comentou o presidente.

A presidente licenciada, senadora Kátia Abreu, em seu pronunciamento, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Senar, que incentiva cada um desses agricultores fornecendo tecnologia para que a produção aumente garantindo renda à esses trabalhadores. “O projeto Ubuntu começa de uma forma muito positiva, pois garante a presença de técnicos junto a essas famílias trabalhadoras, e assim, garante a sustentabilidade do seu trabalho e da sua renda”, avaliou a senadora.