Os estudantes que ainda não garantiram a participação na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) têm até esta sexta-feira, 26, para se inscrever. Cerca de 15 mil equipes já estão cadastradas na competição que é realizada pela Universidade Estadual de Campinas. As inscrições são feitas pelo sitewww.olimpiadadehistoria.com.br.
A competição tem início no dia 6 de maio e possui um formato que envolve professores e alunos dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares. Em 2018, quando completou 10 anos, a ONHB contou com 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros, com maior destaque para a região Nordeste, com 67% de equipes finalistas.
A competição começa no próximo dia 6 de maio e conta com seis fases on-line, além da final presencial, que será realizada na Unicamp, em Campinas/SP. Nas etapas on-line, cada equipe, formada por um professor de História e três alunos, precisa responder a questões de múltipla escolha e realizar outras tarefas. Nestas fases, os participantes podem debater as respostas com os colegas, utilizar a pesquisa em livros, internet, ter a orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas pela organização da olimpíada.
A sexta etapa on-line acontece na primeira quinzena de junho. Após as seis fases on-line, as equipes finalistas de todo o País participam da final presencial, que ocorre nos dias 17 e 18 de agosto, na Unicamp, em Campinas.
Olimpíada de História tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Conforme a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, o diferencial da competição é que ela não exige um vasto conhecimento prévio do assunto. “A metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do Exame Nacional do Ensino Médio”, relatou.