Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Mais de 14 mil equipes participaram da Olimpíada de História em 2018

Mais de 14 mil equipes participaram da Olimpíada de História em 2018 Foto: Divulgação Ascom/Unicamp

Foto: Divulgação Ascom/Unicamp Mais de 14 mil equipes participaram da Olimpíada de História em 2018 Mais de 14 mil equipes participaram da Olimpíada de História em 2018

Os estudantes que ainda não garantiram a participação na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) têm até esta sexta-feira, 26, para se inscrever. Cerca de 15 mil equipes já estão cadastradas na competição que é realizada pela Universidade Estadual de Campinas. As inscrições são feitas pelo sitewww.olimpiadadehistoria.com.br.

A competição tem início no dia 6 de maio e possui um formato que envolve professores e alunos dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares. Em 2018, quando completou 10 anos, a ONHB contou com 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros, com maior destaque para a região Nordeste, com 67% de equipes finalistas.

A competição começa no próximo dia 6 de maio e conta com seis fases on-line, além da final presencial, que será realizada na Unicamp, em Campinas/SP. Nas etapas on-line, cada equipe, formada por um professor de História e três alunos, precisa responder a questões de múltipla escolha e realizar outras tarefas. Nestas fases, os participantes podem debater as respostas com os colegas, utilizar a pesquisa em livros, internet, ter a orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas pela organização da olimpíada.

A sexta etapa on-line acontece na primeira quinzena de junho. Após as seis fases on-line, as equipes finalistas de todo o País participam da final presencial, que ocorre nos dias 17 e 18 de agosto, na Unicamp, em Campinas.

Olimpíada de História tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Conforme a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, o diferencial da competição é que ela não exige um vasto conhecimento prévio do assunto. “A metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do Exame Nacional do Ensino Médio”, relatou.