Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro

Pelo segundo ano, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu ao público a oportunidade de participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). A versão é online, gratuita e disponível para qualquer pessoa acima de 12 anos. As inscrições seguem até 14 de outubro e podem ser feitas pelo site www.onhb.com.br.

O objetivo da ONHB-A é ampliar o alcance do projeto para pessoas com interesse em História do Brasil por meio de conteúdos oferecidos na versão original da Olimpíada. A prova apresenta questões que trazem assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

Modalidades

Para participar é preciso se inscrever em uma das quatro modalidades. Em duas delas, “individual” e “grupo”, qualquer pessoa acima de 12 anos pode se inscrever. Na categoria “grupo”, os interessados podem formar equipes com duas a seis pessoas.

Nas modalidades “escolar privada” e “escolar pública”, podem participar grupos com um professor e três estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 7º ano), do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta é que estudantes e professores possam conhecer o projeto ou, aqueles que já participam, tenham a oportunidade de se preparar para a Olimpíada Nacional em História do Brasil 2023.

Bolsa de iniciação científica

Os estudantes de escolas públicas que alcançarem os melhores desempenhos na prova concorrerão a 400 bolsas de iniciação científica júnior. As bolsas, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), são de R$ 100,00 mensais e têm duração de até um ano.

Prova e fases da ONHB-A

A ONHB-A prevê três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A quarta etapa conta com uma tarefa principal. Cada fase tem duração de uma semana, período que pode ser usado pelos participantes para pesquisa em livros e internet, debate com colegas e busca por referências bibliográficas.

A prova eliminatória será aplicada de 17 de outubro a 12 de novembro. Os participantes concorrerão a medalhas virtuais, sendo 35 de ouro, 55 de prata e 75 de bronze, por modalidade.