Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Com destaque no combate à corrupção, na luta pela liberdade de expressão e pelos direitos dos delegados, o Tocantins tem levado líderes a grandes cargos em instituições classistas nacionais. Nesta quarta-feira, 24, após eleição em Brasília/DF, o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO), Mozart Felix, foi eleito para presidir a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil (FENDEPOL) os próximos 3 anos. A posse da nova diretoria acontece no dia 11 de junho.

Representando o Sindepol/TO desde 2017 e filiado desde 2010, Mozart Felix segue até dezembro deste ano presidindo as duas entidades. Segundo o Delegado, a confiança depositada a ele para presidir a Fendepol é reflexo do trabalho desenvolvido pelo Sindicato no Tocantins. “É uma satisfação e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade assumir esse cargo, pois vivemos tempos difíceis onde a todo momento tentam cassar os direitos já adquiridos dos Delegados e como se isso não bastasse tratam a Polícia Civil como sendo de governo e não de Estado, e isso precisa mudar”, afirma Mozart.

Mozart Manuel Macedo Felix

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista e Especialista em Direito Penal, Mozart Felix atuou em Natividade do Tocantins, na 2º. DP de Porto Nacional e na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) Norte em Araguaína.

Em 2016 foi empossado na Diretoria da Fendepol onde exercia o cargo de diretor financeiro da entidade.

Atuou também como vice-presidente do Sindepol/TO de dezembro de 2015 a dezembro de 2017 e neste mesmo ano foi eleito Presidente da entidade onde permanece até dezembro deste ano.

A Fendepol

A Fendepol é uma entidade de classe de âmbito nacional cujo o objetivo principal é representar os Sindicatos de Delegados de Polícia Civil de todo o país. Foi idealizada em 2000 e constituída em 6 de junho de 2013, em Brasília, por um grupo de Delegados representantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pará, Goiás e Santa Catarina.

Nova diretoria

Confira a nova diretoria para o mandato de 2019/2022 da Fendepol:

Diretoria Executiva - Presidente: Mozart Manuel Macedo Felix - TO

1º Vice-Presidente: João Nazareno Nascimento Moraes - PA

2º Vice-Presidente: Marco Antônio de Paula Assis - MG

Secretário Geral: Fabio Daniel Lordello Vasconcelos - BA

1º Secretário: Emilia Ferraz Carvalho Moreira - AM

2º Secretário: Wilson de Paula - GO

1º Tesoureiro: Rodolfo Queiroz Laterza - ES

2º Tesoureiro: Ibanez Ayres da Silva Neto - TO

Diretor para assuntos Parlamentares: George Henrique Melão Monteiro - SP

Diretor para assuntos Jurídicos: Adriano Sousa Costa - GO;

Diretor de Comunicação Social: Rafael Barcia Sarnelli Lopes - RJ

Diretor de Eventos: Adelmo Pelágio de Andrade Filho - SE

Vice-Presidente da Região Norte: Maria José Santa Maria Moraes - PA

Vice-Presidente da Região Nordeste: Isaque Heverton Dias Cangussu - SE

Vice-Presidente da Região Centro-Oeste: Maria Alice Barros Amorim - MT

Vice-Presidente da Região Sudeste: Arnaldo Rocha Júnior - SP

Vice-Presidente da Região Sul: Claudio Marques Rolin e Silva - PR

Sindepol/TO

O SINDEPOL-TO foi criado em 17 de novembro de 1991 com a finalidade de defender os interesses dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins, pautando-se pelo princípio da democracia, independência e autonomia da representação sindical. O primeiro Delegado a presidir a entidade foi Francisco Naziozeno Paiva que ficou à frente do sindicato de 17/11/1991 a 31/08/1999, o segundo presidente foi Djalma Leandro que presidiu de 06/08/2001 a 02/09/2005. O terceiro foi o Delegado Deusiano Amorim que ficou de 02/09/2005 a 13/12/2013, a quarta representante foi a Delegada Cinthia Paula de Lima que atuou de 14/12/2013 a 14/12/2017 e por último o Delegado Mozart Felix que foi empossado no dia 17 de dezembro de 2017.